TBG recebe hoje novos empregados concursados: recomposição do efetivo é cobrança permanente da FUP nos GTs

Da Imprensa da FUP – A FUP participou hoje, 04, do evento presencial de recepção dos novos empregados concursados da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil, a TBG, subsidiária da Petrobrás. Os diretores da FUP, Cibele Vieira, Paulo Neves, Paulo Cesar e Tezeu Bezerra estiveram presentes para falar aos novos empregados da TGB, sobre a relevância da categoria petroleira, de todo o sistema Petrobrás, seguir unida na luta, garantindo que a estatal brasileira volte a ser forte e ocupe o papel de destaque que sempre teve na economia nacional, gerando emprego e renda para o povo brasileiro.

Tezeu falou, aos novos empregados da TBG, da importância dos trabalhadores participarem dos sindicatos já que “existe sim, uma disputa muito grande da empresa com os sindicatos, é uma questão ideológica, mesmo nesse novo momento que a gente está vivendo agora, essa relação fica muito mais respeitosa e amistosa se a gente consegue ter espaço de diálogo, ou seja, quanto maior a participação da categoria nos sindicatos, maior é sua força diante dos embates que sempre surgem. “ É preciso lembrar que a TBG foi uma das empresas que o governo Bolsonaro tentou privatizar, junto com diversos outros ativos estratégicos da Petrobrás, entre eles, metade do parque de refino da companhia.

A TBG ofereceu um total de 300 vagas, sendo 48 para contratação imediata e as outras 252 para formação de cadastro de reserva. É a primeira turma contratada para recomposição dos efetivos próprios da TBG, resultante dos compromissos assumidos pela gestão da empresa nos Grupos de Trabalho Paritários. Os GTs foram implementados como reivindicação da FUP para buscar soluções negociadas para diversas demandas da categoria petroleira. A recomposição dos efetivos é uma das principais bandeiras do movimento sindical e está diretamente relacionada com as reivindicações de saúde e segurança, dado o intenso desmonte que ocorreu nos quadros de trabalhadores da empresa.

A FUP segue cobrando urgência na realização de novos concursos públicos para todo o Sistema Petrobrás, além da convocação dos cadastros de reserva dos concursos que já foram realizados e que ainda estão dentro do prazo de convocação dos aprovados.