Trabalhadores da Oiltanking rejeitam contraproposta da empresa em assembleia

O Departamento do Setor Privado do Sindipetro-NF informa que os trabalhadores da Oiltanking, reunidos em assembleia nesta quarta, 27, rejeitaram a contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2024 apresentada pela empresa.

Entre os pleitos não atendidos pela empresa estão reajuste salarial de 7% (a empresa ofereceu 4,62%) e o adicional por tempo de serviço de 1% por ano de contrato (não aceito pela empresa).

A Assessoria Jurídica do Departamento destaca “o fato de que a nova proposta da empresa não contempla a efetiva implementação imediata do Plano de Cargos e Salários, da forma que vinha sido pleiteada pela categoria ao longo das últimas negociações”.

Outra reivindicação que tem sido pontuada junto à empresa é a de melhoria na qualidade da alimentação fornecida pela empresa, com a substituição das quentinhas pelo referente crédito nos vales refeição/alimentação flex.

“Da mesma forma, o Sindipetro-NF frisou a importância do regramento de um Programa de Participação de Lucros e Resultados de forma mais participativa em prol dos empregados”, adiciona o Jurídico da entidade.

A categoria considera ainda prioritário o atendimento à reivindicação de alteração da cláusula regrada pela empresa que flexibiliza a escala, e frisa que o que foi definido em reunião interna — a escala 7×7 — é irredutível.

“Pleitearam, ainda, o custeio de revalidação de cursos e/ou logística para realização, como cursos de
STCW e demais. E os profissionais da Manutenção, Operação e Administrativo frisaram
que a questão mais sensível é alteração do modelo de alimentação e a questão da implementação de Plano de Cargos e Salários, assim como incremento nos reajustes”, adiciona o Jurídico da entidade.

Histórico das negociações

11 de outubro de 2023 – Solicitação à categoria sobre o envio de sugestões para pauta reivindicatória.
11 de dezembro de 2023 – 1ª Reunião setorial com a categoria sobre a pauta reivindicatória.
19 de janeiro de 2024 – 2ª Reunião setorial com a categoria sobre a pauta reivindicatória.
23 de janeiro de 2024 – Envio da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2024 formulada pela categoria.
07 de março de 2024 – Reunião de negociação coletiva com a empresa.
12 de março de 2024 – Recebimento da contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2024 formulada pela empresa.
27 de março de 2024 – Categoria rejeita contraproposta em assembleia.