Trabalhadores de P-33 estão sem cabine telefônica para suas ligações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Sindipetro-NF recebeu uma denúncia que os trabalhadores de P-33 estão sem cabine telefônica privativa para se comunicar com terra.

A plataforma tinha dois telefones nas salas dos operadores para ligações externas, duas cabines de uso exclusivo dos empregados da Petrobras (com temporizador para 10 minutos) e duas cabines para empregados terceirizados (uma com tempo liberado e outra cabine também temporizada 10 minutos).  A cabine dos terceirizados com tempo liberado não tinha ventilação por isso os usuários não passavam mais de 5 minutos no interior  por causa do calor.

No meio de uma pandemia, quando as pessoas estão tendo que ficar a bordo mais tempo que o normal, por conta das jornadas aumentadas, o gerente setorial cortou a cabine temporizada dos terceirizados e há cinco dias cortou os dois telefones da sala dos operadores e as duas cabines dos empregados Petrobras. Ou seja, deixou as pessoas a bordo sem comunicação via telefone com seus parentes e amigos, o que demonstrando a total falta de humanidade do gestor.

Vale lembrar que NR 37.14.8.2  determina que “A área de vivência a bordo deve possuir cabines telefônicas individuais ou locais privativos, na proporção de um aparelho telefônico para cada 50 (cinquenta) trabalhadores ou fração a bordo, permitindo a comunicação particular entre a  plataforma e a terra.
a) a operadora da instalação deve franquear ao trabalhador, próprio ou terceirizado, período mínimo de 15 (quinze) minutos por dia de ligação externa gratuita;
b) quando excedido o tempo gratuito de ligação, e caso seja custeado pelo trabalhador, o valor máximo da ligação deve ser equivalente ao seu preço de custo, que venha a ser cobrado pela operadora de telefonia nacional”.

A diretoria do Sindipetro-NF vai cobrar da gestão o cumprimento da NR 37 que está sendo totalmente desrespeitada no caso da piora das comunicações em P-33 e lamenta tal atitude do gerente, que não reconhece que o trabalho confinado já causa mudanças na vida das pessoas, distanciamento da família e de entes queridos em tempos normais, imaginem em tempos de uma crise sanitária mundial.