Trabalhadores denunciam embarque em voos apesar das condições climáticas adversas

Na manhã desta quarta-feira (20) chuvosa, o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, e o diretor Alexandre Vieira, estiveram no aeroporto do Farol, onde mais uma vez ouviram denuncias dos trabalhadores, entre elas, o temor de embarcarem sob condições chuvosas.

Os trabalhadores relataram que embarcaram em voos com destino as plataformas, apesar do tempo chuvoso, e tiveram que retornam porque não havia condições seguras de pouso. Esse cenário, coloca em risco a vida dos trabalhadores, o que poderia ser evitado com melhor monitoramento e acompanhamento das condições climáticas.

A Petrobras afirma que somente decola sob condições pré estabelecidas, mas que por vezes essas condições podem mudar. Mas, o Sindipetro-NF acredita que é possível que a empresa pode investir mais em meios de prever estas alterações, para que os trabalhadores não fossem expostos ao risco de voos que se não decolassem, obteriam o mesmo resultado.

“Os companheiros estão sendo obrigados a embarcar em voos, neste dia chuvoso, o trabalhador se sente parte de um teatro. Que parece servir para garantir que as empresas do setor aéreo ganhem  dinheiro. Os trabalhadores decolam do aeroporto e retornam porque, não é possível fazer o desembarque na plataforma. Isso representa um risco desnecessário a vida do trabalhador. Infelizmente, sabemos que se houver um acidente, em dias chuvosos, o resgate fica muito mais difícil”, lembrou o coordenador Tezeu Bezerra.

Ainda durante a presença do Sindipetro-NF no aeroporto, chegou também uma denúncia sobre o embarque de trabalhadores em plataforma com possível surto de Covid-19, sem a testagem total dos trabalhadores.

“Nós, trabalhadores do setor offshore, devemos reforçar a atenção. Agosto e setembro foram os meses que registramos o maior índice de mortalidade, entre trabalhadores.  E recebemos denúncias de que colocaram trabalhadores para subir em uma plataforma em surto, antes de testar todos que já estavam embarcados. Então, pedimos que denunciem casos de Covid-19 nas plataformas para que o sindicato possa atuar pela saúde de vocês”, frisou o diretor Alexandre Vieira.

O NF ressalta que está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da saúde dos trabalhadores. Para isso, os diretores estão presentes nos aeroportos e bases com frequencia para receber informações da categoria, que também pode fazer sua denúncia através do e-mail [email protected], com garantia de preservação da identidade do denunciante. É com base nestas informações que o sindicato sistematiza denúncias aos órgãos fiscalizadores e faz cobranças à própria Petrobrás.