A Petrobrás divulgou hoje note sobre a ocorrência da madrugada deste domingo na P-31. Veja o texto:
“Às 03h20 de hoje ocorreu na plataforma P-31 um vazamento de gás na linha de descarga do 3º estágio do TC-B, no flange da conexão a montante da SDV de saida daquele TC, a 20 cm da chapa-piso. Houve o surgimento de chama, logo avistada e imediatamente debelada pelos operadores, que desarmaram a operação da plataforma (ESD-3) e acionaram manualmente o sistema de diluvio, não necessitando de intervenção da brigada.
A protecão da area é feita por sensores de fogo e gás e por plugues fusiveis, plenamente operacionais, que não atuaram porque os operadores agiram antes de uma maior propagação de calor. O local do vazamento é uma área aberta, que facilita a dispersão do gás. No momento da ocorrência, a velocidade do vento era de 25 nós.
O Plano de Contingência da P-31 foi prontamente acionado e a operação foi retomada às 04h00min, isolando-se o TC-B e a área afetada.
A despeito da baixa magnitude da ocorrência e da inexistência de danos a pessoas e materiais, será constituída uma comissão para avaliar as causas do incidente e promover a análise de abrangência.”