Veja como a gestão da base de Imboassica trata a segurança dos trabalhadores

Na base da Petrobrás em Imboassica (Parque de Tubos),  diretores do Sindipetro-NF registraram a forma insegura como materiais estão sendo armazenados e sua deteriorização visível, colocando em risco os trabalhadores do local. Além disso, as tendas de armazenagem estão com as lonas rasgadas, permitindo que os equipamentos fiquem expostos ao sol e à chuva.

Não é de hoje que o Sindipetro-NF vem denunciando problemas no entorno e no interior da base de Imboassica que estão sendo tratados com descaso pela gestão dessa base.

No início de novembro, o sindicato denunciou a existência de uma cratera na lateral ao muro do Parque de Tubos, que oferecia perigo aos pedestres e motoristas, e era um problema registrado em ata pela CIPA. Nesse caso a empresa fez a sinalização e por conta dessa atuação que parecia simples, ninguém se acidentou no período das fortes chuvas que deixaram Macaé em estado de calamidade.

Falta de manutenção

Infelizmente os problemas são muitos. O prédio 406 não possui aterramento. Em suas proximidades existe uma linha de alta tensão que pode gerar perigo para as pessoas que circulam no entorno do prédio.

A falta de manutenção de alguns galpões também é visível no interior da base e fica evidente nas eslingas, que se encontram expostas ao tempo em armazenamento indevido ou permanecem por muito tempo expostas aos intempéries conectadas aos containers.

Os trabalhadores também vivem problemas ergonômicos por terem que usar cadeiras com problemas, devido a falta de troca ou sua manutenção.

Armazenamento em condições perigosas

O diretor do Departamento de Saúde, Alexandre Vieira, alerta para outro risco na base de Imboassica que é a falta de cunhas e apoios (chamados de fueiros), que impedem o deslizamento de tubos. “Se um tubo desse deslizar pode acontecer um efeito cascata e ferir seriamente quem passa no local. Existem algumas áreas em que a gestão colocou apoios de andaimes para prevenir o desmoronamento dos tubos, mas durante a movimentação individual ainda pode haver riscos pela falta de escoras individuais. Este problema parece ter sido agravado pelo fim da carpintaria que poderia atender em parte essa demanda” – comenta Vieira.

Influência Climática

O bem estar das pessoas é afetado em dias de chuva pela falta de cobertura nas áreas de circulação. Além disso, no morro da BR a falta de cobertura também pára o abastecimento. Já a operação de cargas chega a ser paralisada nas áreas que não possuem pavimentação, porque algumas empilhadeiras atolam no local.

Para Alexandre Vieira, a gestão da base de Imboassica precisa estar mais atenta à segurança de seus trabalhadores, que está ciente dos fatos relatados. “A diretoria do sindicato espera que medidas urgentes sejam tomadas para que tanto as pessoas, quanto as operações e o patrimônio da companhia não continuem sendo afetados pelo descaso da gestão. Que as gerências entendam como um ultimato essa reportagem, pois estaremos exigindo que todos os responsáveis sejam identificados e que as pendências sejam colocadas na CIPA da base” – disse Vieira.