Vida e legado de Cícero Guedes é tema do Podcast da Rádio NF

Assassinado em 2013 nas proximidades da terras da antiga usina Cambaíba, em Campos dos Goytacazes, o líder do MST Cícero Guedes é o tema do Podcast da Rádio NF desta semana.

O programa traz os relatos de duas lideranças das lutas populares que conhecem a vida e o legado de Cícero: Ana Costa, professora e diretora da UFF em Campos, e Diego Fraga, integrante do MST.

Toda uma vida de luta

Da escravidão a que foi submetido em seu estado natal, Alagoas, às suas lutas pela terra no Norte Fluminense, Cícero teve uma vida marcada pela defesa da agroecologia, da educação e da emancipação do povo.

“Seu empenho pela educação pública e de qualidade da base até o ensino superior é reconhecido pela comunidade acadêmica que conviveu com o militante em projetos de pesquisa e extensão agrária na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto Federal Fluminense (IFF) e na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) em Campos. Cícero estava presente nas principais lutas do movimento estudantil, contra o fechamento de escolas do campo e pela construção do restaurante universitário na Uenf”, registrou matéria do Jornal Brasil de Fato sobre a sua trajetória.

O Podcast da Rádio NF é publicado todas as sextas-feiras e já está em sua 118ª edição. O programa pode ser ouvido e compartilhado no site da Rádio NF, no SoundCloud e no Youtube.