XIV Confup: delegados aprovam alterações no estatuto da FUP

18h04 – Na tarde de hoje, os delegados do XIV Confup que foram eleitos para também participarem da Plenária Estatuinte, aprovaram mudanças no estatuto da FUP que devem ser referendas na plenária final do congresso.

Ao final da Plenária, o coordenador da FUP, Hélio Seidel, destacou a importância da unidade e do consenso entre as forças políticas na construção de propostas conjuntas de mudanças no Estatuto no sentido de aprimorar e dinamizar a estrutura e administração da Federação. O coordenador destacou que todas as alterações estatutárias serão agora apresentadas à plenária final do XIV CONFUP, que irá deliberar sobre as propostas encaminhadas.

As principais propostas de alteração no estatuto são:

1 – Reestruturação da Diretoria Executiva da FUP, mantendo o atual número de 30 diretores, entre titulares e suplentes. A diretoria plena, formada pelos 15 titulares, passará a ter reuniões ordinárias trimestrais. Nove destes dirigentes serão responsáveis pela direção operativa da Federação, com reuniões ordinárias mensais.

2 – A Diretoria da FUP e o Conselho Fiscal passarão a ter mandatos de três anos, sendo eleitos no Congresso Nacional (CONFUP), que será realizado a cada três anos.

Anualmente, será realizada a Plenária Nacional, cuja composição será equivalente à metade dos delegados do Congresso.

3 – O atual Conselho Consultivo da FUP passa a atuar como Conselho Deliberativo.

Nesta tarde, os delegados também aprovaram o Regimento Interno do Congresso.

(Com informações da Imprensa da FUP)