Confira avaliações de lideranças petroleiras sobre a Greve de Advertência e o cenário pós-greve

Lideranças sindicais petroleiras que participaram, na noite de ontem, do balanço do dia de Greve de Advertência no programa NF ao vivo, anteciparam parte das análises que farão, hoje, a partir das 14h, na reunião online que a FUP fará com as suas entidades filiadas “para avaliar o movimento em nível nacional e discutir os próximos encaminhamentos para avançar no atendimento da pauta unificada da categoria”.

O programa contou com as participações do coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar; da presidenta do Sindipetro-RS, Miriam Cabreira; e dos coordenadores gerais dos seus respectivos sindicatos: Sérgio Borges (Sindipetro-NF), Valnísio Hoffman (Sindipetro-ES), Marcello Xavier (Sindipetro-Caxias/RJ) e Marcos Brasil (Sindipetro-RN), na conversa mediada pelo jornalista Vitor Menezes.

Os sindicalistas avaliaram de modo muito positivo o movimento, tanto em suas bases quanto no plano nacional, e identificaram que a categoria está em um novo patamar político de cobrança por uma mudança de postura da Petrobrás em relação às negociações com os petroleiros e petroleiras.

Confira as avaliações das lideranças e as perspectivas para os próximos passos do movimento sindical petroleiro:

ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode

 

O movimento

A FUP informou que houve corte de rendição dos turnos na Refinaria Abreu e Lima (PE), na Lubnor (CE), na Replan (SP), na Recap (SP), na Reduc (Caxias/RJ), na Regap (MG), na Refap (RS), na Repar (PR), na UTGC de Linhares (ES), na área de produção de Taquipe (BA) e nas UTEs de Três Lagoas (MS), Ibirité (MG), Termorio (Caxias/RJ). Houve também atrasos na Nesix (PR), na Fafen de Araucária (PR) e na Usina da PBio de Montes Claros, em Minas Gerais.

“Os trabalhadores da Transpetro também aderiram à greve nas bases da FUP, interrompendo a troca de turno no Terminal de Coari (AM), no Terminal Barueri (SP), no Terminal de Suape (PE), no Terminal de Campos Elíseos (Caxias/RJ) e no Terminal Madre de Deus (BA). Nos terminais da Transpetro do Rio Grande do Sul (Tedut, Terig e Tenit), do Paraná (Tepar) e de Santa Catarina (Tefran, Temirim, Teguaçu e Tejaí), os trabalhadores fizeram atrasos”, também relatou a federação.

E nas unidades administrativas da Petrobrás representadas pela FUP, houve atos com adesão à greve nos escritórios de Imbetiba (NF), Edivit (ES), Torre Pituba (BA), Edisp (SP), Esbras (DF) e Edirn (RN). Para os petroleiros em teletrabalho, a orientação foi que ninguém acessasse os computadores ou dispositivos móveis, nem atendessem solicitações da empresa.

Nas plataformas do Espírito Santo, os trabalhadores estão sem emitir Permissões de Trabalho e na Bacia de Campos, a categoria aprovou um manifesto por respeito às negociações e em defesa de reivindicações relacionadas aos trabalhadores offshore.

Duas edições

De modo especial, o programa NF ao vivo contou com duas edições ontem. Além da edição tradicional da noite, houve uma edição especial às 7h da manhã, para cobrir o início dos atos em algumas das bases da FUP. Participaram Sinésio Pontes (Sindipetro-PE/PB), Deyvid Bacelar (Sindipetro-BA e coordenador da FUP), Cibele Vieira, Rodrigo Araújo e Petro Augusto (Sindipetro-Unificado/SP), Valnísio Hoffman (Sindipetro-ES), Sérgio Borges, Tezeu Bezerra e Johnny Souza (Sindipetro-NF).

Confira a edição especial da manhã:

ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode