A Petrobras respondeu, na tarde desta segunda-feira (29), ao ofício enviado pelas entidades sindicais sobre a campanha reivindicatória e o movimento grevista no Norte Fluminense. Diante do novo posicionamento da empresa, a diretoria do Sindipetro-NF encontra-se reunida neste momento para debater os próximos passos da mobilização da categoria.
O documento foi enviado após o Sindipetro-NF e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) encaminharem ofício à Petrobras, reiterando a disposição de retomar a mesa de negociação antes do julgamento do dissídio. A expectativa das entidades é construir uma saída negociada para o conflito, com responsabilidade e sem prejuízos às trabalhadoras e aos trabalhadores.
Segundo o coordenador-geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, o ofício enviado pelas entidades reafirma os principais pontos defendidos pela categoria e solicita à Petrobrás que estenda a proposta apresentada no último dia 26, acompanhada das cartas de compromisso.
“A nossa intenção é retomar o processo negocial e buscar uma solução que permita encerrar a greve de forma responsável, garantindo os direitos da categoria e evitando prejuízos aos trabalhadores e trabalhadoras”, destacou.
Na carta enviada pela área de Recursos Humanos, a Petrobras afirma manter disposição para o diálogo e apresenta uma proposição relacionada aos dias parados durante a greve, além de reafirmar compromissos já formalizados em comunicações anteriores (veja anexo). A validade da proposta apresentada pela empresa é até o dia 30 de dezembro.
A diretoria do Sindipetro-NF segue avaliando o conteúdo da resposta e debatendo coletivamente os encaminhamentos do movimento. As plenárias nas sedes seguem mantidas.
Veja o conteúdo da carta abaixo:
Carta RH-RS 238-2025 - FUP - Resposta ao DNE 089.2025 (ACT 25-27 e greve)











