O Departamento de Comunicação foi fundamental, durante a pandemia de Covid, para manter a diretoria do Sindipetro-NF mais próxima da categoria petroleira num momento em que a presença nas bases não foi possível. Foi um tempo de aproveitamento e adaptação às novas tecnologias e desenvolvimento de novas formas de comunicação comprometidas com os trabalhadores.
O site e as redes sociais passaram a ser os principais canais utilizados pela entidade e receberam uma atenção maior por parte da equipe de comunicação. Com os surtos da doença nas plataformas, a produção de matérias foi tão intensa que chegaram a ter dias em que foram produzidas 10 notícias para o site.
Uma funcionária do sindicato foi direcionada para a secretaria do departamento, com o intuito de otimizar e organizar a gestão administrativa.
No período da pandemia, a Comunicação produziu uma série de animações informativas sobre o cenário da Covid-19, abordando medidas de prevenção, direitos trabalhistas, auxílio emergencial, sequelas e impactos na indústria, a fim de manter os trabalhadores atualizados e seguros. Podcasts também fizeram parte da produção.
O sindicato preparou ainda, para ser entregue junto às cestas de alimentos básicos que estão sendo distribuídas nas ações de Petroleiro Solidário, duas edições de um gibi de 12 páginas que passava a mensagem de que ter acesso a condições dignas de vida é um direito humano. Na primeira história, as personagens — a professora Justina e a menina Rebeca — conversam em uma praça, cercadas por moradores, sobre como a Constituição Federal garante direitos essenciais e quanto não é favor nenhum do estado provê-los. Na segunda, é contada a história do SUS (Sistema Único de Saúde).
Em janeiro de 2021 foi atualizada a identidade visual do NF, com uma nova logomarca que reflete a essência do sindicato. Além disso, foi elaborado um manual de aplicação para garantir o uso adequado e coerente em todas as nossas formas de comunicação.
A equipe realizou uma remodelação completa no site da entidade, tornando-o mais intuitivo, acessível e informativo. Agora, os trabalhadores podem encontrar facilmente as informações necessárias e se manterem atualizados sobre as atividades do sindicato.
O Sindipetro-NF completou 25 anos de fundação em 2021. Em comemoração à data, o Departamento produziu um emocionante documentário, que faz um resgate dos momentos marcantes da trajetória do NF e destaca as conquistas, atividades e desafios enfrentados pela categoria. Também foi produzida uma revista especial que aborda histórias inspiradoras, analisa o cenário, mostra as conquistas sindicais e o panorama futuro.
Com a perspectiva de melhorar ainda mais a relação com seus diversos públicos, foi desenvolvido um novo plano de comunicação que visa garantir a transparência, a eficiência e a representatividade das informações transmitidas aos trabalhadores.
Como resultado desse Plano, as ações da comunicação começaram a ser norteadas e foi criado o programa semanal NF ao Vivo transmitido semanalmente no YouTube e Facebook, com o objetivo de fornecer informações relevantes, entrevistas com especialistas e debates sobre questões relevantes.
Esse Plano apontou para a necessidade de aplicação de uma Pesquisa abrangente sobre a Comunicação do NF, para entender as necessidades e expectativas de comunicação dos sindicalizados. Os resultados estão sendo fundamentais para direcionar nossas ações e aprimorar nossa abordagem (veja alguns dos resultados no final da página).
Em 2022, a entidade estabeleceu parcerias com emissoras de rádio locais para transmitir informes e notícias aos trabalhadores da região, garantindo uma comunicação direta e abrangente. Também foram firmadas parcerias estratégicas com veículos de mídia alternativa, como a Revista Fórum e Meteoro, visando ampliar a divulgação de nossas atividades e fortalecer a comunicação com os trabalhadores.
Em agosto desse ano, para enfrentar as fake news, o Sindipetro-NF lançou uma campanha estrelada por um agente nada secreto, o James Bod, que tirava da estatal o papel de “bode expiatório” dos problemas do Brasil, dado pelo governo Bolsonaro para se eximir de sua responsabilidade sobre a condução da economia brasileira. Para isso contou com perfis no Twitter, no Instagram e no Facebook, por onde interagia com novos agentes e usuários.
O Sindipetro-NF liberou internet gratuita sem senha para todos os usuários de um ponto de ônibus urbano que fica ao lado da sua sede, em Campos dos Goytacazes, na Avenida 28 de Março, em experiência de interação com a população. O ponto de ônibus tem um fluxo elevado de estudantes, trabalhadores e demais usuários do transporte público.
“Tivemos essa ideia como uma política de boa vizinhança, para dar um pouco de conforto a uma população que já sofre tanto com um transporte urbano precário”, explicou o coordenador do Departamento de Comunicação do Sindipetro-NF, Tadeu Porto em notícia veiculada no site na época.
Outra campanha desenvolvida pelo Sindipetro-NF foi a “Petroleiro para sempre”, de valorização dos aposentados, aposentadas e pensionistas — e de conscientização sobre a necessidade de refiliação ao sindicato após o desligamento da Petrobrás ou de empresa do Setor Privado. Além de artes e matérias já publicadas, a campanha inclui uma série documental e podcasts que serão lançados em breve.
O sindicato realizou ainda a pintura das empenas e a sinalização adequada nas sedes, tornando-as mais visíveis e identificáveis para os trabalhadores e a comunidade em geral.
Redes Sociais
O Departamento estabeleceu um contrato para criação de conteúdo em formato de Reels para as redes sociais Instagram e TikTok. Foi criada uma conta no LinkedIn, a fim de alcançar um público mais amplo e promover uma maior interação com a categoria e sociedade. E em parceria com a Atabaque, foram produzidos fios temáticos para o Twitter, abordando questões relevantes para os trabalhadores e estimulando o debate nas redes.
Para aumentar o engajamento em nossas redes são feitos Collabs com influenciadores e estabelecida uma parceria com a Mundo Offshore, uma renomada plataforma de informações sobre a indústria offshore, visando compartilhar conhecimentos e promover o bem-estar dos trabalhadores.
Esse ano, o departamento iniciou a organização digital do acervo histórico do Sindipetro-NF, preservando documentos e materiais que retratam nossa trajetória e contribuição para a defesa dos direitos dos trabalhadores.
Essas são apenas algumas das muitas ações que realizadas em prol dos trabalhadores e da cultura. O Sindipetro-NF está comprometido em defender os direitos e interesses da categoria, fortalecer a comunicação e promover o bem-estar de todos. A entidade agradece o apoio contínuo e espera seguir avançando juntos.
Pesquisa aprova trabalho da Comunicação do NF
O trabalho da imprensa sindical da entidade tem mantido boa aprovação da categoria petroleira, como mostra pesquisa recente. Por meio de formulário aplicado em agosto e setembro de 2022, petroleiros e petroleiras registraram 78% manifestações positivas em relação à comunicação do Sindipetro-NF: 63% se disseram “muito satisfeitos” e 15% “satisfeito”, outros 10% se disseram “insatisfeito”, 7% “indiferente ou neutro”, 2% não sabiam e 2% “muito insatisfeito”, em um universo de 1.207 respondentes.
O perfil médio preponderante dos participantes da pesquisa, tabulada pelo Dieese-NF, é formado por homens, brancos ou pardos, entre 31 e 60 anos, com ensino superior ou médio, moradores de Macaé, Campos, Rio das Ostras ou Rio de Janeiro, empregados ou aposentados da Petrobrás, lotados em alguma plataforma ou em Imbetiba, PT, ou Cabiúnas e filiados ao Sindipetro-NF.
O formulário conta com 16 questões fechadas e cinco questões abertas, em torno de três eixos: perfil socioeconômico; hábitos de consumo de informações; e avaliação do Sindipetro-NF. Todos os dados levantados tiveram tratamento interno e estão servindo para nortear o trabalho da Comunicação do Sindipetro-NF.
Entre as preferências da categoria como ferramentas de comunicação, de acordo com a pesquisa, estão Whatsapp (78%), Youtube (53%), e-mail (46%), Instagram (41%), Televisão (37%), Portal de Notícias (37%), Sites (34%) e Facebook (28%), em respostas múltiplas.
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