Começam hoje as assembleias do ACT nas plataformas. Confira modelo de ata

A categoria petroleira do Norte Fluminense inicia hoje, pelas plataformas, a realizar assembleias para avaliar o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP de rejeição da contraproposta e aprovação da greve por tempo indeterminado, caso o processo de privatização avance em Brasília. O retorno das atas pode ser feito até a próxima sexta, 8, às 12h (veja modelo no final da página). Na próxima semana acontecem as assembleias nas bases de terra e aeroportos.

Nesta semana a diretoria do sindicato intensificou os contatos com a categoria nas unidades administrativas e aeroportos. Em Imbetiba, um sinal da truculência da empresa nesta Campanha Reivindicatória já foi pôde ser visto, quando a empresa colocou um segurança patrimonial para “acompanhar” os diretores sindicais dentro da base, como denunciado aqui.

A FUP e os sindicatos consideraram ofensiva a contraproposta da empresa à Pauta de Reivindicações da categoria. A Petrobrás propõe apenas 5% de reajuste salarial, menos da metade da inflação acumulada dos últimos 12 meses, além de outras cláusulas que não atendem as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás e subsidiárias, incluindo a Transpetro, que foram definidas na 10ª Plenafup (Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros), e entregues e protocoladas no último dia 2 de junho.

Contribuição Assistencial

Além dos indicativos, essa assembleia irá avaliar a proposta de contribuição assistencial no valor de 2% por 4 meses para fortalecer a luta contra a privatização (sendo 1% para a FUP e 1% para o Sindipetro-NF). Essa contribuição é de grande importância para que o Sindipetro-NF e a FUP possam realizar a campanha reivindicatória, manter a brigada petroleira em Brasília, subsidiar as despesas com a greve, além dos custos jurídicos extras e campanhas publicitárias de mobilização da sociedade sobre a importância da Petrobras e de seus trabalhadores.

É essa contribuição que dá suporte aos gastos da greve, que não são poucos. Nas greves de 2020 e 2021 o Sindipetro NF teve uma despesa de R$ 1.580.901,27 com basicamente hotel e alimentação, além do reembolso da greve que foi de R$ 1.161.273,00 (valor pago aos trabalhadores que foram descontados). Essas despesas acontecem em todas as greves, e isso só é possível com a com a participação voluntária das petroleiras e petroleiros que autorizam o desconto da contribuição assistencial em assembleia.

Calendário de Assembleias

Plataformas: De 01 à 07 de julho (com entrega das atas até dia 08/07 às 12h).
SCR: 5 de julho às 18h e 19h30

Cabiúnas:
Adm: 05 à 07 de julho às 07h
Grupo D: 05 de julho às 07h
Grupo C: 05 de julho às 17h
Grupo A*: 06 de julho às 10h (Sede Campos) / 07 de julho às 10h (Sede Macaé)
Grupo B*: 06 de julho às 10h (Sede Campos) / 07 de julho às 10h (Sede Macaé)
Grupo E: 07de julho às 7h

Sede Campos: 06 de julho às 10h
Sede Macaé: 07 de julho às 10h
Parque de Tubos: De 05 à 07 de julho às 13h
Imbetiba (Praia Campista): De 05 à 07 de julho às 13h
Porto do Açu: 07 de julho às 13h
Aeroporto Farol: de 04 a 07 de julho
Aeroporto Cabo Frio: 05 à 07 de julho

Indicativos:

1) Rejeição da Primeira Contraproposta do RH do Sistema Petrobrás, apresentada em 20/06/2022;

2) Aprovação de Greve com data a ser indicada pela FUP e Sindicatos, caso um Projeto de Privatização da Petrobrás seja colocado no Congresso Nacional;

3) Aprovação de Assembleia em caráter permanente;

4) Aprovação de Contribuição Assistencial, para fortalecer a luta contra a privatização, em quatro parcelas (setembro a dezembro de 2022) de 2% sobre o salário líquido, sendo 1% destinado ao Sindipetro-NF e 1% destinado à FUP.

Modelo de ata para plataformas

Modelo ata - Assembleia julho 2022