FUP pede engajamento da Petrobrás na transição de governo

Da Imprensa da FUP – Após o resultado da eleição presidencial do dia 30 de outubro, que deu a vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) enviou nota à presidência da Petrobrás, pedindo que a estatal se envolva e contribua no processo de transição democrática de governo.

A entidade entende que é fundamental que a gestão da estatal garanta as informações necessárias para que os novos gestores que irão assumir a empresa, a partir do ano de 2023, tenham conhecimento da situação real da companhia. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal já anunciaram que disponibilizarão todas as informações solicitadas pela equipe de transição, e a FUP afirma no documento que espera que a Petrobras faça a mesma coisa.

A FUP espera, também, que a Petrobras suspenda os processos de privatização, signing e closing de ativos, até que os representantes do novo governo na transição se posicionem sobre o tema. Em diversas ocasiões o presidente eleito criticou o processo de privatização da Petrobrás, a maior empresa brasileira, e a política de preços adotada pela gestão da companhia após o golpe de 2016, ainda durante a gestão Castelo Branco.

Por fim, a FUP solicita que “nenhuma mudança seja implementada nos regulamentos dos planos de previdência e no benefício saúde e que a empresa suspenda os processos de transferência em massa de trabalhadores, até que a nova gestão assuma”.

Leia a nota na íntegra:

DNE-074-2022-Processo-de-transicao