O Sindipetro-NF foi informado há pouco da ocorrência de um grande vazamento de gás na plataforma P-40, na Bacia de Campos, que está sendo operada por equipe de contingência da Petrobrás — prepostos da empresa que substituem os grevistas durante paralisações. A unidade entrou em shutdown (paralisação total da operação).
O vazamento impacta toda a Bacia de Campos, que também está com a produção parada, com exceção do Campo de Marlin. O sindicato ainda não tem informações sobre o volume de gás envolvido no vazamento.
“O vazamento da P-40 foi numa linha de alta de exportação. A plataforma está parada, todos os trabalhadores recolhidos, aguardando a dispersão do gás. Com exceção de Marlin, o restante da Bacia de Campos está toda fora de operação”, relata o coordenador-geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges.
“É mais uma comprovação da irresponsabilidade da Petrobrás, em tocar as plataforma com equipes de contingência sem saber se ela tem capacidade técnica para isso. A própria empresa rasga as normas de segurança”, complementa o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira.
O também diretor da entidade, Matheus Nogueira, destaca que tudo indica que o caso também tem relação com o sucateamento de unidades da Petrobrás, em razão da chamada política de austeridade da atual gestão da companhia.
O Sindipetro-NF vai buscar mais informações sobre o vazamento e denunciar o caso aos órgãos de fiscalização.











