Greve: NF convoca categoria para assembleias na manhã desta sexta

Como anunciou em seu site no início da madrugada de hoje, após ter sido divulgado, pela FUP, o indicativo de suspensão provisória da greve petroleira, a direção do Sindipetro-NF manteve contatos com os petroleiros grevistas nas bases, aeroportos e nas sedes do sindicato.
Nesta tarde a direção se reuniu para avaliar os quadros regional e nacional da greve, e decidiu endossar o indicativo, orientando a base a aprovarem uma suspensão na greve para que aconteça a negociação que foi arrancada pelo próprio movimento.

O NF convoca os petroleiros para assembleias simultâneas nesta sexta, 21, em primeira chamada às 7h e em segunda chamada às 07h30, em três locais: na base de Cabiúnas (UTGCAB), na sede do sindicato em Macaé (Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, Centro) e no Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes (Rua Marechal Floriano, 129, Centro).

Estará em pauta o seguinte indicativo: “Suspensão provisória da greve, para participar da mediação no TST, condicionado a avanços nos pontos da pauta reivindicatória, bem como à manutenção das condições dos contratos individuais de trabalho dos grevistas, sem quaisquer retaliações tais como punições, desimplantes, demissões, transferências, devoluções, etc, hipótese em que a referida suspensão cessará em data a ser definida pelo Conselho Deliberativo da FUP, para tal aprovando-se a manutenção do estado de greve e de assembleia permanente.”

O sindicato orienta que os petroleiros que foram programados para embarcar amanhã (sexta) pela empresa, devem comparecer nas assembleias de Campos ou Macaé.

A entidade destaca que o retorno da greve será submetido a assembleias caso a Petrobrás não honre o compromisso de negociar o fim das demissões na Fafen Paraná, entre outros pontos relacionados à greve listados no indicativo.

O sindicato avalia que a maior greve da história recente da categoria petroleira chegou a um momento decisivo, com conquistas em forma de abertura de negociações em torno de demissões que eram tratadas pela Petrobrás como irreversíveis, colocação do desmonte da empresa na agenda da opinião pública e aproximação da população para discutir o preço dos combustíveis.

A comissão permanente de negociação se reúne nesta sexta com a Petrobrás, com mediação do TST e acompanhamento do Ministério Público do Trabalho. No sábado, o Conselho Deliberativo da FUP volta a se reunir para avaliar os resultados do encontro e o quadro nas bases. Se a companhia recuar nas negociações, a greve voltará a ser chamada.