Imbetiba, aposentados e setor privado têm assembleias hoje rumo ao 19º Congrenf

Petroleiros e petroleiras que atuam na base de Imbetiba, os que atuam em empresas privadas e os aposentados têm assembleias hoje na reta final das escolhas de delegados e delegadas ao 19º Congrenf (Congresso dos Petroleiros e Petroleiras do Norte Fluminense). Nas plataformas, as assembleias foram prorrogadas e seguem até o próximo domingo.

Em Imbetiba, a assembleia acontece às 13h, na Praia Campista. Para os aposentados haverá assembleia em Macaé, no hotel Ramada (em razão das reformas na sede do Sindipetro-NF), às 15h — após a realização, ontem, da assembleia dos aposentados em Campos dos Goytacazes.

Setor privado

No Setor Privado, petroleiros e petroleiras das empresas representadas pelo Sindipetro-NF têm assembleia online, às 19h. A participação na assembleia será feita pelo link https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZErduCrpjMrHddF45fPe1vhtXU7_UMeSCc9

Congrenf

O Congrenf discute pautas e lutas da categoria petroleira, tanto da Petrobrás quanto das empresas privadas do setor, de trabalhadores da ativa e aposentados, e vai contar com mesas de debates sobre a conjuntura brasileira e a realidade da Bacia de Campos. O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de julho, no hotel Ramada, em Macaé.

O Sindipetro-NF destaca a importância de uma grande participação da categoria em um momento crucial para o país, de reconstrução de políticas públicas, retomada do diálogo entre as representações dos trabalhadores.

Confup

O Congrenf está entre os congressos regionais que elegem delegados para XIX Confup (Congresso Nacional da FUP), que será realizado entre os dias 03 e 06 de agosto, em modelo híbrido (com presencial na cidade de Cajamar, em São Paulo). Com o tema “Energia para renovar o Brasil”, o Confup vai reunir cerca de 300 trabalhadores, entre delegados eleitos, observadores, assessorias e convidados.

O Congresso Nacional é a instância máxima da organização sindical dos petroleiros das bases da FUP. É neste fórum de deliberação que a categoria define democraticamente as pautas de reivindicações e calendários de luta. Para participar do Confup, é preciso se candidatar nas assembleias, plenárias ou congressos regionais, como o Congrenf.