Imbetiba: petroleiros das SCRs, COI e CCO continuam sem testes fornecidos pela Petrobrás

Petroleiros e petroleiras das salas de controle remoto (SCRs), dos Centros de Operações Integradas (COI) e das equipes do Centro de Controle Operacional (CCO), em Imbetiba, em Macaé, vivenciam hoje mais um dia sem acesso a testes de covid-19 fornecidos pela Petrobrás. Para cobrir esta falha da empresa, como tem feito nas últimas semanas, o Sindipetro-NF disponibiliza para estes trabalhadores a realização de testes RT-PCR em convênio com o laboratório Pionner.

A primeira denúncia do sindicato sobre a falta de testes da empresa foi publicada em 22 de abril (aqui), quando havia uma previsão de retorno do serviço no último dia 27. Até hoje, no entanto, os testes não voltaram a ser fornecidos. A justificativa da gestão da Petrobrás era a de que o contrato com a empresa que realiza os testes havia sido suspenso.

Os testes poderão ser feitos pelos petroleiros das SCRs, COI e CCO por meio de agendamento junto ao sindicato pelo e-mail [email protected], do diretor sindical Johnny Souza.

A entidade reforça a necessidade de que aplicação dos testes RT-PCR seja uma política da empresa de prevenção à covid-19. Os chamados testes rápidos não são eficazes, sobretudo para trabalhadores que atuam em turno, em duplas, em ambientes confinados.

A categoria petroleira está em Greve pela Vida justamente em razão do descaso da Petrobrás no cumprimento de protocolos corretos de prevenção à covid-19, entre eles o de aplicação de testes para todos os trabalhadores e trabalhadoras.