Louco pelo futebol e pela comunidade, time Pinel conta com patrocínio do NF

Pinel, como expressão popular, virou sinônimo de louco. E louco, como expressão popular, é sinônimo de apaixonado, movido pelo coração. Este foi o sentido empregado para batizar o time Pinel, que assim como o Borússia CDM e o Sporting Limão passou a contar com patrocínio do Sindipetro-NF. Todos do distrito de Goitacazes, em Campos dos Goytacazes.

Futebol e loucura andam mesmo juntos, como comprovam as inúmeras torcidas organizadas que também cravam nos próprios nomes a referência a este estado de alegre desconexão da realidade.

Paixão e pé no chão

Mas o Pinel de Goitacazes sabe combinar as duas coisas: paixão para mover o time e pés muito cravados no chão para manter os vínculos com a comunidade, como explica João Pedro Julio, 24 anos, que é diretor da equipe e trabalha em um depósito de bebidas.

“Gostamos de ser um motivo para levar mais alegria e um pouco de entretenimento para nossos jovens. E não pensamos em ficar só no time principal. Temos um projeto onde  visamos trazer as crianças da comunidade para perto. E para isso acontecer precisamos de apoios”, explica.

Fundado em 15 de junho de 2018, o Pinel está disputando neste 2022 o seu segundo campeonato, o Baixadão — que reúne times da Baixada Campista, vasta planície que se estende de Goitacazes ao Farol de São Thomé.

E mesmo tão nova, a equipe tem revelação despontando. O meio-campista Yago já atuou em times amadores mais experientes da Baixada e teve passagens pelos profissionais Goytacaz e Carapebus.

João explica que o nome Pinel veio de uma brincadeira entre amigos, é apelido de um dos integrantes da pequena legião que formou a equipe, e acabou ficando. “Surgiu de uma brincadeira de apelido e daí para frente começamos chamar assim. É um tom de humor pela brincadeira e pela doideira”, afirma.

Talvez seja como diz a canção de outra legião: “quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração”.