NF alerta: Inspeção de bagagens não é função de técnicos de segurança

O Sindipetro-NF enviou nesta sexta-feira, 05, um ofício aos gerentes de SMS da UN-ES e da UN-BC alertando a Petrobrás sobre a ilegalidade de desvio de função dos técnicos de segurança dos SESMT das unidades Offshore.

O sindicato recebeu denúncias, que posteriormente foram confirmadas em reunião com o SMS da Petrobras, que os técnicos de segurança, estão sendo treinados como se fossem profissionais para atender o Item 0115 da Norma 17, que trata sobre a inspeção de bagagens. Além disso, o sindicato já havia sido sinalizado pelos trabalhadores, que estariam sendo orientados a ocupar a função de revista de bagagens.

O NF ressalta que esse desvio de função é vedado pelos itens 4.8 e 4.10 da referida NR4, como também constitui infração classificadas no grau I4, conforme item 4.19.

O sindicato ressalta ainda que ficará atento ao caso e atuará em prol dos trabalhadores, sempre que necessário. Para isso, é importante também a participação da categoria. Os técnicos de segurança que estão tendo suas funções desviadas devem entrar em contato com a diretora Bárbara Bezerra (22) 98178-1635.

Confira o ofício na integra:

Ofício 134-2021