NF avalia como precipitada a volta do trabalho presencial no administrativo

Do Boletim Nascente – De forma unilateral, a Petrobrás está divulgando para os trabalhadores a adoção de “ondas” de retorno ao trabalho administrativo presencial em suas sedes. De acordo com o calendário da empresa, os petroleiros e petroleiras têm até esta sexta, 10, para se posicionarem sobre a “Onda 1”, com início em 1º de outubro. Para o Sindipetro-NF, este retorno está sendo promovido de modo precipitado e sem a necessária negociação.

“Somos contra. Muitos trabalhadores são do grupo de risco, devem precisar de uma terceira dose da vacina. No caso do estado do Rio, há ainda a tendência de nos tornar o epicentro da variante delta. A gente considera precipitado esse retorno, além de estar sendo feito sem diálogo. A empresa não procurou o sindicato para negociar. Vamos intervir para impedir isso e orientamos os trabalhadores e trabalhadoras que forem do grupo de risco a se manterem no teletrabalho”, afirma o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

As “ondas” começaram pela “Onda 0” em julho, com gerentes executivos e gerais no Edifício Senado, no Rio de Janeiro. Após a “Onda 1”, de outubro, estão previstas ainda as ondas 2 (novembro) e 3 (dezembro). No modelo da gestão, os trabalhadores têm até o dia 10 de cada mês para se manifestarem sobre a permanência no teletrabalho (que passa a ser híbrido) ou para retorno total no mês seguinte. Na “Onda 1”, o limite de vagas em cada local de trabalho é de 20%.