NF cobra testes moleculares após centenas de trabalhadores serem diagnosticados com Covid-19 no Farol de São Thomé

O Sindipetro-NF recebeu nesta terça-feira, 02, uma denúncia informando que mais de 90 trabalhadores, entre terceirizados e Petrobrás, testaram positivo para Covid-19, durante o procedimento realizado antes do embarque para as plataformas, no Farol de São Thomé, em Campos. Além disso, desde domingo, 31, há informações sobre um alto número de trabalhadores diagnosticados com o vírus.

Essa variação fora do esperado chamou a atenção da diretoria do Sindipetro-NF, que cobra uma avaliação mais precisa por parte da Petrobrás.

“O ideal seria que a empresa realizasse o teste molecular nos trabalhadores, assim teríamos um resultado mais preciso não só para saber se o trabalhador está infectado, mas também se já possui o anticorpos”, explica o médico do trabalho do Sindipetro-NF, Dr. Ricardo Garcia

Apesar de ser baixa a possibilidade dos resultados se tratarem de falsos positivos, o Sindicato também cobra que a Petrobrás avalie o armazenamento e o procedimento de transporte dos testes rápidos, que estão sendo utilizados, assim como as medidas adotadas durante troca de turno. A diretoria também levantou o perigo de falsos negativos e da importância de se tornar uma ação rotineira os testes de checagem nas pessoas já testadas como negativas a bordo.

Falta de assistência aos trabalhadores

Outro ponto denunciado pelos trabalhadores é a falta de assistência da empresa. O grupo diagnosticado com Covid-19 foi mantido por algumas horas no aeroporto sem nenhum ponto a apoio e sem alimentação. Alguns pediram quentinhas, mas não tinham local adequado para comer.

Os funcionários Petrobrás, após algumas horas foram levados para o Hotel, onde permanecerão isolados por sete dias, somente caso seja identificado algum sintoma será realizado o PCR. Caso não, será feito novamente o teste rápido.

Já os trabalhadores terceirizados não receberam nenhuma assistência e retornaram para suas residências.

A principio também não houve nenhum comunicado oficial por parte da empresa para autoridades municipais e nem para o Sindicato.