NF convoca assembleias para votar indicativo de greve nacional petroleira no dia 26 de março

O Sindipetro-NF definiu, em reunião da Diretoria Colegiada, na tarde de ontem, seguir o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP e convocar assembleias da categoria com pauta de realização de greve nacional no dia 26 de março. As assembleias na base do Norte Fluminense vão acontecer entre os dias 15 e 23 de março, de acordo com calendário abaixo.

Em vídeo publicado no perfil do sindicato no Instagram, o coordenador geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, destaca que não restou outra alternativa à categoria senão a greve de advertência de 24 horas, com perspectiva de construção de uma grande greve ainda este ano, em razão da intransigência da Petrobrás em relação a temas importantes em negociação.

O indicativo do CD da FUP foi dado após duas reuniões tensas com a Petrobrás sobre teletrabalho e remuneração variável. “É inadmissível que em um governo de reconstrução da estatal, a diretoria da empresa intensifique a política de super dividendos herdada do governo Bolsonaro, distribuindo o equivalente a 207% do lucro aos acionistas privados. Um percentual recorde, jamais praticado na história da Petrobrás, que sacrifica o projeto de desenvolvimento nacional. Além disso, a gestão afronta a categoria, ao querer reduzir em 30% a PLR em relação ao que foi apresentado aos trabalhadores nos simuladores, em dezembro, durante uma mesa de negociação em que faltou transparência e boa-fé negocial por parte da empresa”, afirmou a FUP.

A Federação acrescentou que “da mesma forma, é inaceitável a intransigência da gestão Magda ao insistir em reduzir os dias de teletrabalho, atropelando os fóruns de negociação coletiva, o que é um retrocesso na retomada do diálogo que havia sido rompido no governo Bolsonaro. As mobilizações históricas em janeiro e fevereiro nos escritórios da Petrobrás em todo o Brasil fizeram a empresa abrir um canal de negociação com as entidades sindicais. No entanto, a atual gestão segue pressionando petroleiras e petroleiros a assinar os Termos Individuais de Adesão ao novo modelo de teletrabalho imposto à revelia, enquanto negocia com as representações sindicais. Ou seja, mais uma afronta à categoria”.

O Sindipetro-NF reforça a importância da participação de um grande número de petroleiros e petroleiras nas assembleias, para demonstrar a força da categoria na construção de uma mobilização forte. Esta é, mais uma vez, a linguagem que a gestão da Petrobrás entende. A greve foi convocada, de modo unificado, pelas duas federações petroleiras, FUP e FNP, demonstrando a grande unidade da categoria em torno das reivindicações.

Calendário de Assembleias no Norte Fluminense:

UTGCAB:
– Grupo 2: 15.03 (19h)
– Grupo 3: 17.03 (19h)
– Grupo 4: 19.03 (19h)
– Grupo 5: 21.03 (19h)
– Grupo 1: 22.03 (19h)

Plataformas: 18 a 23.03

Parque de Tubos: 18, 19 e 20.03 (13h)
Imbetiba – Praia Campista: 18, 19 e 20.03 (13h)

Indicativos para as assembleias no Norte Fluminense:

l) Aprovação de GREVE para o dia 26.03.2025.
II) Eleição de delegados para Seminário de Greve.

Edital:

NF - Assembleia Teletrabalho Greve (1) (1)