GREVE 2025

NF denuncia que Petrobrás “joga sujo” com petroleiros de empresas privadas neste momento de greve forte na companhia

O Sindipetro-NF tem intensificado o diálogo com os petroleiros e petroleiras do Setor Privado, nos contatos nos aeroportos, redes sociais e grupos de whatsapp, para chamar a atenção para o que tem chamado de “jogo sujo” da Petrobrás em relação a esse segmento da categoria neste momento de grande força da greve dos empregados da companhia.

A entidade denuncia que a empresa tem mentido sobre a falta de vagas nos voos, para desembarque, e para suprir a falta de petroleiros da Petrobrás está mantendo a bordo das plataformas, por tempo superior ao previsto no regime de trabalho, petroleiros de empresas privadas — ou sobrecarregando de trabalho dentro da própria jornada regular.

“A gente está num momento que é tenso, vocês estão a bordo das plataformas, muitas plataformas não estão com as equipes da maneira que deveriam ser, tem gente que nunca embarcou operando plataforma como técnico de segurança, então está uma condição que já é complicada, que já é difícil, está ainda mais complicada”, afirma o diretor do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, em áudio que distribuiu em grupos de trabalhadores.

Orientação para cuidar da saúde

O sindicalista, que é coordenador do Departamento de Saúde da entidade, repassa a orientação do sindicato de que os petroleiros de empresas privadas que se sentirem superexplorados, devem se proteger, atuando coletivamente, e procurar o atendimento de enfermagem da unidade.

“Se está pesado, meu amigo, qual o caminho? Enfermaria. Bate todo mundo na enfermaria [e diz:] não aguentamos mais. A gente já trabalhou. A gente não tem cabeça para trabalhar. Não dá. E é isso. Entendeu? Se está pesado, enfermaria. Não é se negar a trabalhar. É falar, eu não tenho condições de trabalhar além, já passou do meu limite, estou cansado demais, não tenho cabeça, vou acabar me acidentando. Então, baixa todo mundo na enfermaria, fala isso e aguarde a orientação do médico. Se o médico disser que está tudo bem, vocês retornam para a gente [do sindicato], mas é importante o registro na enfermaria e, óbvio, se for todo mundo, está todo mundo junto, não tem ninguém na reta”, orienta Vieira.

O diretor sindical reforça que é necessário que os petroleiros do setor privado “se protejam, tomem cuidado, redobrem o cuidado, essas equipes aí [da contingência da Petrobrás] não estão preparadas para tocar a plataforma com segurança. A gente teve agora um acidente, um vazamento na P-40, a gente sabia que alguma coisa assim poderia acontecer, por isso que a gente está querendo que todos os grevistas desçam e vocês teriam que descer também, mas infelizmente a Petrobrás não liga para a segurança, está rasgando tudo que é questão de norma de segurança, de padrão, nessa greve. Então, cuidado, e passem para a gente qualquer questão de segurança”.

Procedimento

O próprio Manual de Segurança da Petrobrás prevê a situação em que o trabalhador pode declarar que está extenuado e não tem condições de trabalho, disponibilizando um Formulário de Fadiga para ser preenchido pelo petroleiro. É obrigação da área de SMS da plataforma disponibilizar o formulário para o trabalhador que solicitar. O trabalhador deve preencher o formulário e levar à enfermaria.

Denúncia no Ministério do Trabalho

Vieira também informou que está prevista para a próxima segunda-feira (22) uma reunião do sindicato com a Superintendência do Trabalho do Rio de Janeiro para tratar das denúncias de insegurança que a entidade tem feito em razão do comportamento da Petrobrás durante a greve.

“Segunda-feira a gente vai ter uma reunião com a Petrobrás, lá na fiscalização do trabalho, na Secretaria do Trabalho, para tratar de tudo isso, de tudo de errado que ela está fazendo, porque não pode continuar assim, não pode colocar pessoas em risco. São vidas, são pais de família, mães de família, filhos e filhas. Tem que ser protegido, tem que ter o direito à vida respeitado”, relatou.

Sobra de vagas em voos

Sobre a falta de vagas nos voos, que a Petrobrás, tem alegado, o sindicalista afirma que “a Petrobrás está jogando sujo, ela quer jogar a incompetência que ela está tendo de questão de voo e tudo mais no colo nosso, então não caiam nessa, o sindicato não está travando o voo nenhum. Na verdade companheiros, está sobrando vaga de voo porque as aeronaves estão subindo vazias. O pessoal está de greve, o pessoal não está subindo, o pessoal não está embarcando nas plataformas”.

Vieira também gravou um vídeo para dar o recado direto do Sindipetro-NF aos petroleiros de empresas do Setor Privado. Confira: