Petrobrás descumpre acordo, demite grevistas e adota escala de 28×14. NF chama assembleias e indica manifesto que prevê retomada da greve

O Sindipetro-NF convoca a categoria petroleira em caráter de urgência para que realize assembleias nas plataformas até esta segunda, 23, com o indicativo de aprovação do manifesto que segue abaixo.

O documento repudia ações unilaterais da gestão da Petrobrás tomadas nas últimas horas, incluindo mudança de escalas (para 28×14), suspensões e demissões de trabalhadores que participaram da greve de fevereiro – em descumprimento ao acordado no TST (Tribunal Superior do Trabalho) – e exige que a empresa reverta as atitudes autoritárias.

Se a Petrobrás não voltar atrás em suas medidas, o Sindipetro-NF indicará a retomada da greve, que havia sido suspensa pelos petroleiros e petroleiras justamente com boa fé negocial, apostando no cumprimento do acordo pela empresa.

O sindicato recomenda que as assembleias sejam feitas sem aglomeração de muitas pessoas, por meio de coleta de assinaturas individualmente ou em pequenos grupos, como indicado neste momento de prevenção à contaminação por covid-19.

Confira a íntegra do manifesto que o NF submete à categoria: