Prazo para envio de contracheques com descontos da greve para devolução encerra amanhã, 14

O prazo para envio de contracheques ao Sindipetro-NF de quem teve desconto pela participação na greve de fevereiro de 2020, para devolução encerra amanhã, 14 de julho.

Os trabalhadores que efetivamente passaram por dificuldades no período devem enviar contracheques dos meses de fevereiro e março para [email protected].

O Sindipetro-NF desde abril já fez o custeio dos salários dos demitidos da greve até sua reintegração, pagou os valores descontados de quem foi suspenso e valores parciais dos dias que foram descontados da greve. Mais de 300 petroleiros e petroleiras participaram dessa ação do sindicato.

Entenda os fatos

Nos meses de fevereiro e março deste ano, como retaliação da Petrobrás à greve da categoria, muitos trabalhadores e trabalhadoras tiveram os contracheques zerados em razão da participação no movimento.

Após acordo com a companhia, mediado pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), ficou definido que os trabalhadores arcariam com 50% de desconto dos dias parados, ficando os outros 50% para serem compensados com dias de trabalho.

Naquele momento, muitos petroleiros e petroleiras decidiram fazer uma contribuição voluntária para a greve, correspondente à antiga contribuição sindical (de um dia de trabalho ao ano). A diretoria do NF aprovou então a destinação destes recursos para os associados que efetivamente passaram por dificuldades neste período, em razão do desconto da empresa.