Primeira Mão destaca luta do Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP

Primeira Mão 1173 – Em virtude do importante e histórico Dia Internacional da Mulher, o Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP lançou uma edição especial do Primeira Mão que destaca as principais lutas das mulheres petroleiras e demais companheiras de outras categorias pelo reconhecimento político e igualdade.

A história comprova que vida de mulher não é nada fácil. Mesmo nos dias de hoje, onde existem mais direitos legais e sociais do que em tempos passados, ainda há muita desigualdade de gênero na sociedade. A igualdade de oportunidades e a criação de condições para o desenvolvimento das mulheres ainda são desafios, seja na esfera pública (como mercado de trabalho e atividades políticas) ou privada (ambiente familiar). Pesa sobre as mulheres as diversas formas de violência às quais estão expostas, como a física, sexual, emocional e institucional; a desvalorização do trabalho e do emprego; a mortalidade materna; a exclusão dos espaços de poder e de decisão política, entre tantas outras situações. O modelo de sociedade capitalista, além de reforçar a desigualdade na divisão sexual, ainda se apropria da imagem e do corpo da mulher ao trata-lo como mercadoria e banaliza a exploração sexual. As mulheres são consideradas alvos estratégicos do consumismo e o apelo sexual é o elemento central deste método. É também no terreno da sexualidade que a força repressiva das instituições religiosas e fundamentalistas têm produzido controle e abusos em defesa de princípios pra lá de arcaicos. A reflexão que se faz hoje é a de se pensar democracia a partir das mulheres organizadas, enquanto sujeito político, movimento social, cultural e político, portador de visões feministas e de contribuições para a construção de novos mundos e de novas relações, enfim, de uma nova sociedade. Toda conquista das mulheres é forjada na luta feminista organizada. O caminho para avançar é o da participação social das mulheres.
Para ler a íntegra da Edição Especial Mulheres, acesse este link http://www.fup.org.br/2012/publicacoes/primeira-mao/2224280-8-de-marco-primeira-mao-especial-mulheres na página da FUP