Resistência, luta e emoção marcam reencontro presencial dos aposentados e pensionistas do Sindipetro-NF

O dia 08 de junho de 2022 será mais uma data especial marcada na história do Sindipetro-NF. Hoje, o departamento dos aposentados e pensionistas retornou com os encontros presenciais, que tanto sentimos falta, durante esse longo período da pandemia.

A atividade, começou no período da manhã e se estendeu com um almoço na sede campestre do Sindicato dos Bancários, local escolhido por ser amplo e arejado, garantindo mais segurança aos participantes. Foi impressionante ver a participação massiva dos aposentados e pensionistas, além do brilho no olhar proporcionado pela emoção do reencontro, do abraço e do afeto presencial.

Para o diretor Tonhão, a palavra certa para descrever esse reencontro é justamente emoção.

“Foi um momento de muita emoção. Reencontrar os companheiros, sentir o calor humano, olhar olho no olho, depois de tanto tempo, foi muito importante. Além disso, esse reencontro reforça a resistência da nossa categoria, tivemos algumas perdas, mas resistimos a pandemia, estamos resistindo a essa conjuntura política, que tem gerado tanto sofrimento ao nosso país e resistimos a tudo isso para agora reforçarmos a nossa luta para mudar esse cenário. Esse encontro também é o início de uma longa jornada de luta, que estamos prontos para enfrentar”, declarou o diretor.

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, também participou desse reencontro e ressaltou a saudade que toda a entidade estava dessa aproximação com os aposentados e pensionistas.

“Hoje tivemos o prazer de reencontrar nossos aposentados e pensionistas. Essa galera que estávamos morrendo de saudade de ter mais próximos, construindo a nossa luta em defesa da Petrobrás. Infelizmente, as dificuldades que estamos passando foram citadas neste momento, como os ataques a Petros e a AMS, mas acima de tudo falamos de esperança, da mudança, que o nosso país vai passar e que isso será fundamental para que não só nós funcionários, aposentados e pensionistas da Petrobrás, mas todo o pais volte a sorrir”, frisou Tezeu.

Apesar das setoriais terem sido mantidas, semanalmente, em formato virtual, o contato presencial reforça os laços com os aposentados, que são parte fundamental na construção da história do sindicato. Por isso,  a partir de agora, mais encontros presenciais serão realizados e o departamento pretende adotar o sistema híbrido.

O Sindipetro-NF reforça que os aposentados e pensionistas são parte fundamental da história da entidade. Com presença constante nas mobilizações, assembleias e demais atividades sindicais, os aposentados e aposentadas representam cerca de 37% dos filiados ao Sindipetro-NF (são 3.698 em 10.051 filiados atuais). As projeções são de que esta proporção cresça nos próximos anos, aumentando a necessidade de esforços da organização sindical para o atendimento e mobilização desta parcela da categoria.

Petroleiro para sempre

Além de reforçar os laços com os aposentados que já frequentam as atividades do sindicato, o NF quer ampliar o número de filiados neste segmento e mantém a campanha “Petroleiro para sempre”, que chama a atenção para a necessidade de refiliação à entidade após o desligamento funcional com a Petrobrás.

Para filiar-se ao Sindipetro-NF é preciso preencher uma ficha disponível no site. Clicando aqui.

As fichas após preenchidas deve ser entregues em uma das sedes dos Sindipetro NF ou com algum diretor. Em caso de dúvida contatar [email protected]