Page 22 - Imagem 45.pmd
P. 22
Latinoamericana e Internacional e Teoria Social Brasileira. formais são sempre de pós gradu-
o dos Cursos Formais. Cursos de Materialismo Histórico ação ou tem estrutura de gradua-
Esses Cursos são ministrados em Dialético, voltados para a questão ção também?
parceria com convênios celebrados agrária e que são intercâmbios de Djacira - Na Escola Nacional nós
com Instituições Públicas e Univer- caráter popular são minsitrados na priorizamos mais os cursos de pós
sidades, através do Programa Escola. Além de um curso específi- graduação, porque o PRONERA
Nacional de Educação na R eforma co para os militantes do MST, que celebra convênios dessa natureza.
Agrária - PRONERA, que foi uma são sobre a Reforma Agrária Sobre os cursos de graduação, é
conquista dos movimentos sociais, Popular, considerado uma de nossas importante que eles aconteçam
das populações do campo, no maiores tarefas. Entendendo que a para o movimento, nos territórios.
sentido de dizer a importância da Reforma Agrária faz parte de um Nossa capacidade é muito peque-
necessidade de que haja u proces- projeto de Nação. na. Recebemos poucos estudantes.
so do e no campo. Tando de gradu- Dentro do núcleo de Teoria A maior demanda está nos territó-
ação quanto de especialização. Latinoamericana e Internacional, rios que ficam nos Estados e onde
Temos uma parceria permanente recebemos militantes e estudantes temos necessidade de graduação e
com a UNESP, Universidade do de diversos países, com turmas de educação básica.
Estado de São P aulo, participamos língua espanhola, separada das Nosso caráter aqui é mais de
do Conselho da Cátedra, enquanto turmas de língua inglesa. Esse é o turmas nacionais criando novas
Escola Nacional no P rograma de primeiro ano que adaptamos o oportunidades.
Mestrado em Desenvolvimento curso que era ministrado só para Nossa orientação é para a gradua-
Territorial da América Latina e estudantes latinoamericanos para ção acontecer nos Estados, em
Caribe, que é voltado para um outros estudantes de origens outros Centros. Temos Campus
público brasileiro e diferentes. Fizemos uma turma e Universitário dentro de assenta-
latinoamenricano, com o perfil de teremos outra mais para o final do mentos, como em Laranjeiras do
camponeses, quilombolas, de ano. Sul, no Paraná. O importante é que
nativos, que estão nesse processo Imagem - Você se reportou a um o ensino superior seja descentrali-
de participação dentro do progra- curso de mestrado. Os cursos zado para o campo.
ma. Valorizando a cultura local e
como avançar a partir desse
conhecimento da ciência e da
geografia num desenvolovimento
territorial. Nós estamos na quarta
turma de mestrado e as aulas
acontecem aqui na Escola.
Criamos o Núcleo de Teoria Nacio-
nal, onde trabalhamos o resgate
dos pensadores brasileiros, das
mais diversas áreas de conheci-
mento.
Vivemos uma conjuntura onde
muito do pensamento histórico
crítico foi tirado dos programas de
formação da Academia. Aqui
buscamos recuperar esses pensa-
mento brasileiro. Temos o cursos
especifico Florestan Fernandes que
é nossso patrono, nosso mestre,
foi grande sociólogo, grande
liderança política que construiu a

22
Imagem



Imagem 45.pmd 24 17/09/2015, 11:13
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27