O Sindipetro-NF convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás na base do Norte Fluminense para participarem das assembleias a partir do dia 3 (veja calendário abaixo) que irão deliberar sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de dezembro, além de eleger delegados e delegadas que participarão do Seminário de Greve da categoria.
A convocação ocorre em um momento de profunda indignação e revolta da categoria. Após semanas de negociações, a Petrobrás segue sem apresentar uma nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho, insistindo em uma postura de impasse e desrespeito. Os trabalhadores vivem hoje uma situação injustificável: em vez de avançar nas soluções, a gestão Magda opta por multiplicar medidas unilaterais, como os desimplantes, atropelando o processo de negociação coletiva.
Segundo avaliação da FUP e dos sindicatos, “é inaceitável que, mesmo diante de reiteradas solicitações, a empresa não tenha apresentado qualquer avanço concreto sobre temas centrais para a categoria, como o fim dos PEDs e a construção de um ACT capaz de contemplar os eixos aprovados democraticamente nas assembleias. A postura da Petrobrás evidencia uma gestão que tenta normalizar desequilíbrios, ignora compromissos assumidos e finge não perceber quem garante, no cotidiano, os resultados da maior estatal do país”.
A categoria está cansada de desmandos, de autoritarismo e de uma condução empresarial que caminha na contramão de um projeto de fortalecimento nacional. Para a FUP e para o Sindipetro-NF, chegou a hora de dar um basta! A resposta dos petroleiros e petroleiras precisa ser coletiva, firme e sem hesitações. Não aceitaremos ataques, especialmente em um governo que a própria categoria ajudou a construir nas urnas, apostando no resgate de direitos, no fortalecimento do Sistema Petrobrás e na valorização dos trabalhadores.
A construção de uma ampla greve nacional não é apenas uma defesa imediata da pauta — é também um compromisso com a história de luta dos aposentados que ergueram a empresa e com o futuro daqueles que seguem dedicando suas vidas ao funcionamento de uma estatal integrada, pública e estratégica para o desenvolvimento do Brasil.
O Sindipetro-NF reforça que somente a mobilização massiva da categoria será capaz de destravar o impasse imposto pela gestão e garantir um ACT digno, justo e coerente com a importância social e econômica dos petroleiros e petroleiras.
Veja abaixo o calendário completo das assembleias:
Plataformas: De 03/12 até 12/12 (retorno das atas até às 12h do dia 12/12)
Turnos de Terra: De 03/12 até 12/12 (retorno das atas até às 12h do dia 12/12) – Enviar as atas para [email protected]
Cabiúnas (UTGCAB) Turnos:
- 04/12 (19h)
- 06/12 (19h)
- 08/12 (19h)
- 10/12 (19h)
- 11/12 (19h)
Cabiúnas (UTGCAB) ADM: 10/12 (7h)
Cabiúnas (UTGCAB) Sobreaviso implantado: De 04/12 até 12/12 (retorno das atas até às 12h do dia 12/12)
Parque de Tubos: 09/12 e 11/12 – 13h
Imbetiba – Praia Campista: 09/12 e 11/12 – 13h
Sede de Macaé – 09/12 – 10h
Sede de Campos – 10/12 – 10h
Indicativos:
– Aprovação do indicativo de GREVE POR TEMPO INDETERMINADO a partir de 15/12/2025, em função dos três eixos aprovados:
– Centralidade da Campanha: A Petrobrás deve apresentar uma proposta concreta para os PEDs – “Proposta para os PEDs sem enrolação”;
– Defesa da Distribuição da Riqueza: ACT digno, sem ajuste fiscal sobre salários e carreiras;
– Pauta pelo Brasil Soberano: contra privatizações e novo modelo de negócios;
Veja o Edital
NF - Assembleia ACT 2025 Cor - Greve





