GREVE 2025

Sindicatos de bases offshore se mobilizam para construção de greve unificada

Os sindicatos petroleiros que representam as bases offshore estiveram reunidos nesta quinta-feira (11) para definir os próximos passos para a greve, convocada para a próxima segunda-feira (15).  Participaram representantes da FUP, Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Sindipetro-NF, Sindipetro-RJ, Sindipetro-ES, Sindipetro- LP,  Sindipetro AM e Sindipetro PA/AM/MA/AP.

A mobilização unificada e a atuação conjunta das bases offshore é uma resposta direta e enérgica à falta de diálogo por parte da Petrobrás. Mesmo após a reunião solicitada pelos sindicatos, a empresa não apresentou proposta que contemple as reivindicações  relacionadas às condições de trabalho no regime offshore e a revogação imediata da política de desimplante.

O diretor da FUP e do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, explicou que a reunião desta quinta reforça a importância da união dos trabalhadores neste momento. “Estamos construindo uma greve muito forte. O que está acontecendo na Petrobras nos últimos tempos é uma postura de intransigência, com medidas arbitrárias, sem diálogo. Os sindicatos estão reunidos, mobilizados e atuando de forma unificada para garantir os avanços que os trabalhadores exigem”, apontou.

A integração entre os sindicatos demonstra a força da categoria. A construção de uma greve unificada deixa claro que não serão aceitos a retirada de direitos e os desmandos a que os trabalhadores de regime especial têm sido submetidos nos últimos tempos.