GREVE 2025

Sindipetro-NF cobra Petrobras sobre desimplantes e orienta trabalhadores a não assinarem termos

O Sindipetro-NF intensificou a cobrança à Petrobras para que sejam revistos todos os casos de desimplante registrados nos últimos meses. Segundo o coordenador geral do sindicato, Sérgio Borges, a questão tem gerado apreensão entre os trabalhadores, especialmente diante dos desligamentos ocorridos em dezembro e de novos desimplantes previstos para janeiro de 2026.

De acordo com Borges, durante a campanha recente da categoria, o sindicato conquistou o compromisso formal da Petrobras de reavaliar todos os desimplantes. Esse compromisso já foi acionado pelo  Sindipetro-NF que encaminhou um ofício à empresa cobrando providências tanto sobre os desimplantes quanto sobre as orientações relativas ao apontamento de frequência dos dias de greve.

“No caso da frequência, a empresa já respondeu. Agora, estamos na fase de tratar diretamente os casos de desimplante que foram encaminhados pelo sindicato”, explicou o coordenador.

Esses casos dizem respeito aos trabalhadores que acessaram o site do Sindipetro-NF, preencheram o formulário disponibilizado pela entidade e relataram suas situações. As informações reunidas geraram um relatório com a lista nominal dos trabalhadores afetados, que foi anexado ao ofício enviado à Petrobras. A expectativa da direção sindical é que a discussão desses casos ocorra ainda nesta semana.

Enquanto o processo de negociação e análise está em curso, a orientação do Sindipetro-NF é clara: os trabalhadores não devem assinar nenhum termo de desimplante. Além disso, aqueles que eventualmente já tenham recebido valores decorrentes do procedimento devem evitar utilizar o dinheiro, uma vez que, havendo reversão do desimplante, os recursos terão de ser devolvidos.

“A recomendação é aguardar. Novas orientações serão divulgadas em breve pelo sindicato”, reforçou Sérgio Borges.