O coordenador geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, esclareceu em vídeo direcionado à categoria, como funcionará na prática os dias parados durante a recente greve de 2025. O tema tem gerado muitas dúvidas nos grupos de WhatsApp, principalmente em relação aos descontos e aos percentuais que serão repostos.
Segundo Sérgio, a decisão foi tomada na primeira reunião da diretoria colegiada após o encerramento da greve no NF e segue o mesmo critério adotado no movimento grevista de 2020.
Como ficará o desconto dos dias de greve?
- 50% dos dias de greve serão abonados pela Petrobras;
- Dos 50% restantes, que seriam descontados:
- 25% serão repostos pelo Sindipetro-NF;
- 25% permanecerão como desconto de grevista.
Ou seja, na prática, apenas um quarto dos dias de greve resultará em desconto definitivo no salário.
Como solicitar?
Para organizar o processo — que envolve mais de 10 mil filiados — o sindicato irá disponibilizar um sistema específico no site do Sindipetro-NF. Por meio dele, os trabalhadores poderão fazer a solicitação de forma organizada, anexando a documentação necessária, como Relatório de frequência; Contracheques e outros comprovantes solicitados no sistema.
O sindicato orienta que os trabalhadores aguardem a disponibilização da plataforma, já que ainda estão ocorrendo ajustes nas frequências, o que pode impactar contracheques e valores.
Atenção ao calendário de pagamentos
Sérgio Borges também lembrou que este período envolve vários lançamentos financeiros, como Adiantamento de PRD; Adiantamento de PLR; Contracheque mensal; Contracheque de ajuste e Contracheque de banco de horas. Por isso, o sindicato pede um pouco de paciência para que tudo seja feito de forma correta e transparente.
Casos urgentes terão atendimento especial
Para trabalhadores que estejam enfrentando dificuldades financeiras mais imediatas, o Sindipetro-NF abrirá a possibilidade de atendimento individualizado, mediante contato direto com algum diretor do sindicato, para avaliar a antecipação.
Avaliação futura do fundo de greve
Nesta primeira etapa, o sindicato fará o pagamento de metade dos dias descontados. Mais adiante, a diretoria realizará uma nova avaliação do fundo de greve e, dependendo da demanda da categoria e da situação financeira, poderá reavaliar essa decisão.
Ao final, Sérgio reforçou o compromisso assumido durante as plenárias de greve. “A diretoria do Sindipetro-NF vai cumprir o seu papel e trabalhar para garantir a reposição dos dias de greve de todos os grevistas.”
A orientação é clara: quem puder, aguarde a abertura do sistema, pois ele garantirá que todos os pedidos sejam analisados e atendidos de forma justa. O sindicato reafirma que seguirá junto e firme na luta, ao lado da categoria.
Clique aqui e assista ao vídeo
https://www.instagram.com/reel/DT3FOxdjnXN/?igsh=enRmOGdzZmdmeXZy











