100 anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

*Normando Rodrigues

Em 6 dias a Revolução de Outubro (no Calendário Juliano), Revolução Bolchevique, Revolução Russa, completará 100 anos.

Foi a 2a vez, na história contemporânea, em que os trabalhadores assumiram o Estado, como instrumento de realização da universalização de direitos, para todos, para a humanidade, de forma ecumênica, comunista. A 1a tentativa se deu na efêmera Comuna de Paris (18/mar a 28/mai de 1871).

A experiência foi riquíssima para a raça humana, pelo menos entre 1917 e 1968. Há muito por desvendar, esmiuçar, aprender, e corrigir.

O Capital, porém, sempre te dirá que você nada tem com isso, que foi tudo muito diferente do que você vive, que nada há a aprender com essa história.

Sabe por que?

Porque as razões básicas da Revolução de Outubro estão presentes em teu cotidiano. Porque os problemas que os bolcheviques buscaram responder são os mesmos que te afligem. Porque nunca na história, em país algum, o Capital conseguia resolver suas contradições fundamentais.

Hoje o Brasil, além de não ter democracia, é o país mais desigual e injusto, dentre os de economia significativa. Os 6 brasileiros mais ricos têm renda igual aos 50% mais pobre da população. Os 1% mais ricos do Brasil têm renda igual aos restantes 99%. E esses 1% são mais ricos do que os 1% mais ricos da França.

O nome disso é Capitalismo. E isso determina a tua vida.

Leia! Estude! Assista a filmes! Essa história é a sua história!

*Assessor Jurídico do Sindipetro-NF e FUP