19º Congrenf evidenciou a importância da união e da mobilização em defesa dos interesses da categoria

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O 19º Congrenf (Congresso dos Petroleiros e Petroleiras do Norte Fluminense) encerrou nesta quinta, 6, com sucesso após três dias intensos de debates e discussões sobre os desafios enfrentados pela categoria petroleira. Com o tema “Direitos, empregos e reconstrução”, o evento proporcionou um espaço importante para reflexão e proposição de soluções. Foram aprovadas as pautas da categoria na região e eleitos 44 delegados e delegadas ao Confup (Congresso da Federação Única dos Petroleiros).

Durante o congresso, foram realizadas mesas de debates que abordaram a conjuntura brasileira, o futuro da Bacia de Campos e os impactos nos direitos e empregos dos petroleiros e petroleiras. Temas como a opressão no local de trabalho, saúde mental e as histórias e lutas dos aposentados, aposentadas e pensionistas do Sindipetro-NF também estiveram em pauta.

Todas as mesas de debates do Congrenf estão disponíveis na íntegra, no youtube do Sindipetro-NF, e podem ser assistidas nos seguintes links: Petros e Fundos de Pensão; Diversidade, combate à opressão e Saúde Mental; Futuro da Bacia de Campos; e Reconstrução da Petrobrás e do País.

A abertura do Congrenf contou com a presença de representantes sindicais, autoridades, trabalhadores e trabalhadoras do setor petroleiro, além de convidados especiais que contribuíram para fortalecer a luta e a defesa dos direitos da categoria. O objetivo principal do evento foi promover debates, compartilhar experiências e propor ações para avançar nos direitos trabalhistas e melhorar as condições de trabalho, visando o XIX Confup.

“Neste momento desafiador que vivemos, é fundamental discutir o futuro da indústria petrolífera, os impactos das políticas públicas e garantir a preservação dos direitos e empregos dos petroleiros e petroleiras. O Congrenf se apresentou como um espaço de resistência e reconstrução, onde buscamos soluções e caminhos para valorizar cada vez mais a nossa categoria”, ressaltou Tezeu Bezerra, coordenador do Sindipetro-NF.

O congresso contou com a participação de renomados especialistas e representantes do setor, que trouxeram suas contribuições e perspectivas para as discussões. Foi um momento de reflexão, união e mobilização em prol dos direitos e empregos da categoria. Com a participação ativa dos petroleiros e petroleiras, a luta por uma indústria petrolífera mais justa, segura e sustentável foi fortalecida.

Durante o evento, o Sindipetro-NF fez o lançamento da série documental “Petroleiros para sempre”, que na primeira temporada reúne depoimentos da pensionista Eliane Carvalho (que é a primeira a ocupar a diretoria do NF, empossada no último domingo), do aposentado Jocimar Souza (também recém empossado diretor sindical), da aposentada Ilma de Souza (ex-diretora do NF), e dos também aposentados Fidélis Mariano e Hamilton Cassiano. O lançamento contou com falas dos coordenadores dos Departamentos de Comunicação e dos Aposentados, Tadeu Porto e Antônio Alves (Tonhão), e da produtora do projeto audiovisual, Luciana Fonseca.

O encerramento do Congrenf deixou um sentimento de realização e compromisso renovado. Os participantes saíram inspirados e engajados em continuar a luta por melhores condições de trabalho, preservação dos direitos e valorização dos petroleiros e petroleiras. O evento foi um marco importante na trajetória do movimento sindical e evidenciou a importância da união e mobilização em defesa dos interesses da categoria.

Confira, abaixo, vídeo do coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, que faz um balanço do Congrenf:

 

Confira fotos da plenária final

[Fotos: Luciana Fonseca / Imprensa do NF]