A categoria petroleira do Norte Fluminense está representada, nesta manhã, no Ato Político Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direitos Humanos, que está sendo realizado desde às 8h, em frente ao Museu Nacional da República, em Brasília. O protesto integra a programação da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que acontece entre 18 e 21 de agosto, na capital federal.
Quem levou a bandeira do Sindipetro-NF para o ato foi o diretor da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico), Antônio Carlos Bahia, que produziu fotos e vídeos para registrar a participação. De acordo com o movimento sindical, o objetivo é fortalecer a saúde do trabalhador como um direito humano e discutir políticas públicas que garantam ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
O Ato e a Conferência buscam ainda o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na área da saúde do trabalhador, buscando um SUS mais integral, universal e equânime. O SUS é essencial para fazer frente a um momento de excessiva precarização das relações de trabalho.
Confira vídeo enviado pelo sindicalista: