Rolezinhos nas bases administrativas e setoriais em Cabiúnas e aeroportos intensificam presença do NF nas unidades

A diretoria do Sindipetro-NF tem intensificado a presença nas bases e nos aeroportos para dialogar com a categoria petroleira sobre a Campanha Reivindicatória e demais lutas dos trabalhadores, como o fim dos equacionamentos na Petros.

Nesta semana, haverá reuniões setoriais nos grupos dos turnos de Cabiúnas, às 19h, a partir de hoje (20), e nos dias 22, 23, 25 e 27. O grupo do ADM de Cabiúnas terá setorial no próximo dia 27, às 7h. Os aeroportos de Macaé e Farol de São Thomé (Campos dos Goytacazes) estão recebendo a presença diária de diretores e diretoras.

As bases de Imboassica e Imbetiba receberão os “Rolezinhos”, quando os diretores percorrem os locais de trabalho para tirar dúvidas e ouvir impressões dos trabalhadores sobre o momento político e sobre o encaminhamento das pautas da categoria. Nesta quinta-feira (21), o rolezinho acontece na base de Imboassica. Na sexta-feira (22), acontece na base de Imbetiba.

Nas plataformas, além dos contatos com os grupos nos aeroportos, a diretoria mantém embarques para as reuniões de Cipa de bordo, o que aproxima o sindicato da realidade da unidade. Hoje (20), o diretor Guilherme Cordeiro embarcou para participar da reunião da Cipa de PNA-1.

A diretoria do Sindipetro-NF tem avaliado, nos encontros com a categoria e em suas reuniões internas, que a Campanha Reivindicatória precisará contar com grande capacidade de luta dos petroleiros e petroleiras, para superar um movimento ainda existente na gestão da companhia de preconizar “austeridade” nas finanças para os trabalhadores e generosidade para os acionistas.

Este segundo semestre de 2025, em um ano pré-eleitoral, é decisivo para mostrar força e obter avanços no Acordo Coletivo de Trabalho e na resolução dos PEDs. Os dirigentes sindicais têm avaliado que uma greve forte da categoria está no horizonte.