ANP determina redução de POB da plataforma P-62 e desautoriza atuação de UMS

O Sindipetro-NF recebeu da categoria petroleira neste final de semana a informação de que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) determinou, na última sexta, 01, que a Petrobrás reduza para 80 o número de pessoas a bordo (POB) da P-62, na Bacia de Campos. A unidade conta com POB de 160 trabalhadores. A plataforma também teve desautorizada a operação de uma UMS (Unidade de Manutenção e Serviço).

A determinação ocorre em razão da troca de duas baleeiras. A ANP analisou os documentos da empresa referentes à substituição e avalio que as medidas de contingência, como o uso de balsas, não garantiriam a segurança dos trabalhadores.

Após questionada pelo Sindipetro-NF, a Petrobrás confirmou a determinação da ANP e afirmou que iria acatar imediatamente e se reunir com a agência nos próximos dias para discutir o assunto.

“Ressaltamos que os empregados estão em segurança e que a utilização da salvatagem da UMS para manutenção do POB foi aprovada pela Marinha, Classe e Bandeira”, ponderou a empresa.

Para o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, a Petrobrás falhou em não comunicar a ocorrência aos representantes dos maiores interessados: o Sindipetro-NF, em nome dos trabalhadores e das trabalhadoras.

A entidade deve acompanhar estes processos e também deveria ter sido convidada a atuar junto à ANP, como ocorre durantes as operações Ouro Negro. “O que ocorre é que a empresa fez uma mudança, mas comunicou somente à marinha”, explicou Vieira.

O sindicato continua a acompanhar o caso e solicita aos petroleiros e petroleiras que enviem mais informações para [email protected], sendo garantido o sigilo acerca da identidade do denunciante.