Após casos na P-75, nota técnica recomenda à Petrobrás medidas para conter escabiose

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Da Assessoria da Cesteh – A equipe da Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-CoV-2 no Brasil (Rede Trabalhadores & Covid-19) emitiu uma nota técnica sobre a escabiose nos ambientes de trabalho. A doença — uma infecção cutânea, parasitária, de transmissão inter-humana causada por um ácaro — pode ser manifestada em locais de trabalho com utilização constante de trabalhadores, como vestiários, alojamentos e refeitórios, exigindo, assim, um cuidado redobrado.

A nota foi lançada após a identificação de dois trabalhadores da Petrobrás manifestarem a doença na plataforma P-75, unidade do campo de Búzios, no Rio de janeiro. Para evitar surtos em ambientes de trabalho, o documento salienta ser “necessário conter a cadeia de transmissão da doença e as medidas preventivas devem ser intensificadas, com tratamento de todos os trabalhadores e comunicantes domiciliares, além da equipe de saúde envolvida nesse processo”.

Dentre as recomendações, que vão desde a utilização de medicamentos até o afastamento do trabalhador, a nota ressalta que a escabiose nesses ambientes pode ser equiparada às doenças relacionadas ao trabalho ou acidente de trabalho, sendo indicada a emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e o preenchimento do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) do SUS.

Confira a íntegra da nota técnica

nota_tecnica-eacabiose_sarna_nos_ambientes_de_trabalho_1