Combustível caro: FUP e sindicatos promovem ato nacional contra PPI e privatizações nesta sexta

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos promovem nesta sexta-feira, 25, a partir das 7h, um ato nacional para chamar a atenção para os altos preços dos combustíveis e da importância de se manter a luta contra as privatizações que a atual gestão da Petrobrás vem promovendo. As manifestações, que ocorrerão simultaneamente em algumas bases dos sindicatos da FUP, serão transmitidas ao vivo pelas redes da Federação.

Os preços exorbitantes do gás de cozinha, da gasolina e do óleo diesel dispararam por culpa do Preço de Paridade de Importação (PPI), implantada em outubro de 2016 por Temer e mantida pelo governo Bolsonaro, que reajusta os preços dos combustíveis com base na cotação do petróleo no mercado internacional, variação cambial e custo de importação, sem levar em conta os custos nacionais de produção do petróleo e derivados – a Petrobrás utiliza 94% do petróleo produzido no Brasil.

Os atos serão em conjunto com os Movimentos Sociais e Populares, além de ter o apoio de outros sindicatos. “Estaremos espalhados nas bases da empresa, em atos em defesa da vida e por preços justos, sexta-feira é dia de luta porque se está tudo caro, a culpa é do Bolsonaro” afirmou o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Participação do Sindipetro-NF

Em razão de já ter agendada uma Ação do Gás para a manhã do sábado, 26, na Comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, o Sindipetro-NF fará a sua participação no protesto nacional nesta data e local. Nas ações do gás, o sindicato vende o botijão a preço subsidiado para a população, mostrando que é possível pagar mais barato pelo produto.

O Ato Nacional nas demais bases

Sexta-feira, 25 de março, às 7h

Locais

BA