Comece o ano fazendo um curso sobre História do Sindicalismo no Brasil

Nas mensagens de Ano Novo, muito se diz sobre o que se espera. A realidade dos trabalhadores e das trabalhadoras, no entanto, nunca foi a de esperar. Foi a de fazer acontecer, de construir a própria história. Uma boa forma de começar a transformar o mundo é conhecer a trajetória de luta daqueles que, organizados, contribuíram para combater a exploração e a desigualdade.

Disponibilizado pela Escola Dieese de Ciências do Trabalho, o curso História do Movimento Sindical no Brasil é uma oportunidade gratuita e online para trabalhadores, estudantes e demais interessados em se preparar para a militância social.

Com carga de 12 horas e dedicação sugerida de duas horas semanais, o curso apresenta “o contexto histórico do surgimento dos primeiros sindicatos na Europa e um percurso cronológico dos sindicatos no Brasil. Essa trajetória possibilitará a compreensão do conceito de sindicato e, consequentemente, a compreensão do papel histórico dessa instituição na constituição do mundo democrático contemporâneo”.

O programa é composto pelos encontros temáticos “Definição de sindicato e contexto histórico”, “O movimento sindical na Primeira República”, “O primeiro governo Vargas e o enquadramento sindical”, “As iniciativas intersindicais durante a “República Populista””, “O golpe civil-militar e o “Novo Sindicalismo”” e “Panorama do Movimento Sindical na Nova República”.

Cada aula é formada por um vídeo introdutório, textos, dicas de vídeos e exercícios. Os encontros são ministrados pelo professor de história Samuel Fernando de Souza, que integra a Escola Dieese de Ciências do Trabalho. Graduado pela Unesp, Souza é doutor em História Social do Trabalho pela Unicamp.

“No mundo contemporâneo, o movimento sindical foi um ator extremamente relevante para a constituição de sociedades mais democráticas. Compreender a história a partir do ponto de vista da classe trabalhadora é essencial para compreender o processo da construção da democracia”, afirma o professor em vídeo de apresentação do curso.

Mais informações e acesso ao curso disponível em:

[Foto: Reprodução/Vídeo Dieese]