Comece o ano fazendo um curso sobre História do Sindicalismo no Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Nas mensagens de Ano Novo, muito se diz sobre o que se espera. A realidade dos trabalhadores e das trabalhadoras, no entanto, nunca foi a de esperar. Foi a de fazer acontecer, de construir a própria história. Uma boa forma de começar a transformar o mundo é conhecer a trajetória de luta daqueles que, organizados, contribuíram para combater a exploração e a desigualdade.

Disponibilizado pela Escola Dieese de Ciências do Trabalho, o curso História do Movimento Sindical no Brasil é uma oportunidade gratuita e online para trabalhadores, estudantes e demais interessados em se preparar para a militância social.

Com carga de 12 horas e dedicação sugerida de duas horas semanais, o curso apresenta “o contexto histórico do surgimento dos primeiros sindicatos na Europa e um percurso cronológico dos sindicatos no Brasil. Essa trajetória possibilitará a compreensão do conceito de sindicato e, consequentemente, a compreensão do papel histórico dessa instituição na constituição do mundo democrático contemporâneo”.

O programa é composto pelos encontros temáticos “Definição de sindicato e contexto histórico”, “O movimento sindical na Primeira República”, “O primeiro governo Vargas e o enquadramento sindical”, “As iniciativas intersindicais durante a “República Populista””, “O golpe civil-militar e o “Novo Sindicalismo”” e “Panorama do Movimento Sindical na Nova República”.

Cada aula é formada por um vídeo introdutório, textos, dicas de vídeos e exercícios. Os encontros são ministrados pelo professor de história Samuel Fernando de Souza, que integra a Escola Dieese de Ciências do Trabalho. Graduado pela Unesp, Souza é doutor em História Social do Trabalho pela Unicamp.

“No mundo contemporâneo, o movimento sindical foi um ator extremamente relevante para a constituição de sociedades mais democráticas. Compreender a história a partir do ponto de vista da classe trabalhadora é essencial para compreender o processo da construção da democracia”, afirma o professor em vídeo de apresentação do curso.

Mais informações e acesso ao curso disponível em:
https://ead.escoladieese.edu.br/index.php/produto/historia-do-movimento-sindical-no-brasil/

[Foto: Reprodução/Vídeo Dieese]