É hoje: NF ao vivo abordará “Proteção jurídica e formas de acolhimento para os dependentes das vítimas de acidentes de trabalho”

Para marcar a passagem do dia 28 de abril – Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho o Sindipetro-NF realizará às 19h, uma transmissão ao vivo no Facebook e no Youtube.  O tema do NF ao vivo será “Proteção jurídica e formas de acolhimento para os dependentes das vítimas” com a assistente social, Maria das Graças e o assessor jurídico, Adilson de Oliveira

A live será conduzida pelo coordenador do Departamento de Saúde do sindicato, Alexandre Vieira, pelo Secretário de Saúde da CNQ, Antônio Carlos Bahia e o diretor da FUP, Raimundo Teles.

“Entendemos a importância de alertar trabalhadores e trabalhadoras sobre a necessidade de conscientização dos seus conjugês e dependentes sobre seus direitos e como atuar em processos de adoecimento ou acidente. Essa é uma forma de proteção, em relação a pessoas que se aproveitam desses momentos difíceis para tirar proveito” – explica Bahia.

É importante lembrar que um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos no mundo. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo o Observatório, de 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros. Esse número representa uma taxa de seis óbitos a cada 100 mil empregos formais nesse período, isso coloca o Brasil na segunda colocação em mortalidade no trabalho, entre os países do G20, ficando atrás apenas do México, com 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego entre 2002 e 2020.