Expressões Culturais Negras e Formação da Identidade Brasileira em debate no Rio

Começou hoje, 7 na UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro a II Conferência Expressões Culturais Negras e Formação da Identidade Brasileira. Os participantes do evento vão discutir a importância da reconstrução do legado intelectual negro para o fortalecimento da Identidade; debater  como as diferentes organizações do Movimento social negro da atualidade pensam o Brasil; contribuir com novos conteúdos e reflexões para a disciplina História e Cultura Africana e Afro-brasileira, matéria obrigatória no ensino médio e fundamental e estreitar as relações entre os movimentos sociais e as universidades.

Os diretores do Sindipetro-NF, Conceição de Maria e Ricardo Barbosa Junior, estão participando do evento que acontece até amanhã no Rio de Janeiro. Para a diretoria do sindicato é de extrema importância participar de fóruns de luta do movimento negro, ainda mais no mês da Consciência Negra. Durante 14 anos, o NF dá sua contribuição na luta pela promoção da igualdade racial e contra o racismo inicialmente através do Desfile da Beleza Negra e nas comemorações do dia 20 de novembro.

O evento tem apoio da Federação Única dos Petroleiros.

Programação resumida

Dia 07 de Novembro.

9h30 – Conferência: Juventude, Mídia, Arte e Cultura A Potência da Periferia subvertendo a Exclusão: Social , Racial e Econômica.

11h30 – Conferência: Fragmentos da Memória para a Construção Identitária no conto “Encontro de acaso”, de Luandino Vieira, e no poema “Para todos os dias”, de Ana Cruz.

14h – Na Fogueira do Dogmatismo Político Religioso: Cura Gay, atentados sistemáticos à população LGBT. A Guerra que visa extinguir às Religiões de Matrizes Africanas: Estratégias Políticas Nacional e Internacional de mobilização e o papel desempenhado pelas as Instituições de Direitos Humanos. *Mulheres Negras ,Mulheres,Juventude e População

LGBT:Pensando um Brasil com respeito as diferenças com Equidade de Gênero e de Raça

16h – Conferência: Lima Barreto e sua escrita em dois tempos – Início do Séc. XX e Releituras no Séc. XXI

Conferência: Machado de Assis e Lima Barreto, Críticos da Mídia.

17h30 – Dialogando com a Professora Diva Guimarães sobre: O Papel da Educação e do Educador na Construção de uma Cultura com Respeito as Diferenças com Equidade de Gênero e de Raça.

19h30 – Encerramento

Dia 8 de Novembro

9h – Conferência: Preconceito, Intolerância,Racismo em Educação.

11h – Diálogo com a Professora Diva Guimarães

14h – Conferência: A Pilhagem do Brasil na Esteira do Golpeachment

16h30 Conferência: Precarização dos Serviços Públicos: Desmonte da Saúde e da Educação e Cultura

18h – Conferência: Arte e Direitos Humanos.

20 horas – Encerramento.

Entrega dos Certificados