FUP e FNP rejeitam proposta da ENGIE e vão apresentar contraproposta

[Da Comunicação da FUP]

A Federação Única dos Petroleiros e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) reafirmaram a negativa dos trabalhadores e trabalhadoras da Engie à proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) enviada pela empresa, que está muito aquém do ACT da Transpetro, que é a base da pauta de reivindicações apresentada pelas federações. Os trabalhadores atuam nas linhas de gasodutos operados pela Transportadora Associada de Gás (TAG), antiga empresa do Sistema Petrobrás, que foi privatizada.

Em reunião nesta segunda-feira, as entidades reafirmaram a decisão coletiva, e deixaram em claro que defenderão os direitos conquistados historicamente pela categoria. Nesse sentido, irão apresentar nos próximos dias uma proposta que contemple esses direitos e mais alguns anseios da categoria para este acordo coletivo.

Pedro Lúcio Góis, do Sindipetro-RN e da FUP, expressou: “Mesmo ainda longe do esperado, e é necessário dizer com muita clareza que as duas federações entendemos a importância da manutenção dessa mesa de negociação, do diálogo da empresa com o sindicato e dos sindicato com os trabalhadores”. Para Góis, defender esse diálogo amplo “é fundamental para que no final do processo a gente possa celebrar o primeiro acordo coletivo dessa empresa e da FUP como representante dos trabalhadores e trabalhadoras conjuntamente com a FNP”.