Hotel conveniado para confinamento pré-embarque tem aglomeração em festa de formatura

O Sindipetro-NF recebeu denúncia que torna evidente, mais uma vez, a ineficácia do confinamento em hotéis promovido pela Petrobrás no pré-embarque. Em um deles, em Cabo Frio, foi realizada ontem uma festa de formatura.

Os relatos dos trabalhadores são de que pelo menos 60 formandos e familiares estavam aglomerados em locais por onde os demais hóspedes precisavam passar, por exemplo, para ter acesso aos elevadores. Muitos estavam sem máscaras para tirar fotos.

O sindicato tem alertado que o confinamento nos hoteis não previne os petroleiros de contaminação pelo novo coronavírus. Em muitos casos até mesmo agrava o risco.

Protocolos defendidos pela entidade e pelo Ministério Público do Trabalho, ratificados pela Fiocruz, não incluem este tipo de confinamento. Para o sindicato é muito mais eficaz investir em outras formas de prevenção, como testagem em massa e adoção de uma escala de trabalho que permita que o petroleiro e a petroleira passe o menor tempo possível no local de trabalho.

O NF cobra explicações da Petrobrás sobre mais este caso de flagrante de falha de um hotel conveniado nos cuidados de prevenção à Covid-19.

A entidade continua a receber denúncias pelo e-mail [email protected]. É muito importante que a categoria mantenha o sindicato informado sobre as condições de saúde e segurança.