Macaé terá ato pela democracia neste sábado, 20

No próximo sábado, 20 de outubro acontece em Macaé um Ato pela Democracia, convocado por vários movimentos sociais, estudantis, sindicais, coletivos e partidos políticos . A concentração será às 10h em frente à Câmara Antiga no Centro, de lá os participantes sairão em caminhada pelo calçadão até a Praça Veríssimo de Mello onde acontecerá uma aula pública sobre a importância da democracia para o país e a diferença de viver num regime ditatorial.

“Vamos constituir força juntos nesse ato pela democracia em nosso país! Pelo voto consciente, pela educação de qualidade, pela cultura, pela diversidade, pela segurança, pela saúde pública e por mais igualdade! Nós não daremos nosso voto precioso para quem aprova retirada de direitos e apoia ativamente a violência! Vamos seguir pelo amor e pelo diálogo! Vem comigo! Vamos juntos gritar: Democracia SIM!” – dizem os organizadores na página do evento no facebook.

Entenda as diferenças

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos participam igualmente. Trata-se de um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), democracia é o “governo do povo para o povo”. Em um país democrático os representantes são eleitos pelo voto popular,  o que subentende que então os eleitos são os representantes do povo, em que o poder é dividido em esferas, e as leis e ações do governo sempre passam por votações em suas esferas.

A principal característica da democracia é a figura do povo como centro, isto é, o os cidadãos tem direitos e deveres dentro da sociedade.

Na Ditadura, a população é obrigada a realizar tudo o que o Governo deseja sem reclamações e sem opiniões. O povo é obrigado a obedecer um líder  como nos regimes provenientes do Nazismo, do Fascismo, ou coletivos como os vários regimes militares que ocorreram na América Latina durante o século XX, inclusive no Brasil.  Quem escolhe os governantes são eles mesmos, sem necessidade de aprovação popular. A ditadura se caracteriza por um Ditador, uma pessoa que detém todo o poder e manda e desmanda como quer.