Mesmo nestes tempos difíceis, comissão nacional avança na luta contra Benzeno

Mesmo com todos os ataques que as formas de representação dos trabalhadores têm sofrido, a Comissão Nacional Permanente do Benzeno, que realizou reunião ordinária na semana passada (de 7 a 9), na Fundacentro, em São Paulo, tem se mantido resistente e obtido avanços em defesa da saúde.

A avaliação é do diretor do Sindipetro-NF, Claudio Nunes, que participou da reunião e integra a bancada dos trabalhadores na Comissão. Ele destaca, para o Norte Fluminense, a inclusão da base de Cabiúnas na agenda de visitas programadas para 2019, com previsão para ser realizada em agosto.

O sindicalista explica que a Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas é a única que não está cadastrada na comissão nacional, mas, ainda assim, merecerá a visita em razão dos alertas sobre a exposição ao benzeno na base.

O Sindipetro-NF também cobra da bancada do governo na Comissão explicações sobre a presença do benzeno na água produzida pelas plataformas.

Outros avanços, como discussão de normas regulamentadoras e eleição de um forum também foram destacados por Nunes.

“O simples fato de mantermos uma discussão em formato de plenária e darmos continuidade às nossas atividade já é um ato de resistência nestes tempos em que vivemos, onde o Capital quer destruir tudo o que represente possível obstáculo ao lucro dos patrões”, afirma o sindicalista.

Em outubro, o NF realizou uma série de atividades de conscientização no mês dedicado ao combate à exposição ao Benzeno. Foi realizada transmissão ao vivo no Facebook sobre o tema (disponível em bit.ly/2yHSjG9) e contatos nas bases para conversar com os trabalhadores e trabalhadoras sobre as ações, políticas, jurídicas e de formação sobre o benzeno.