Mulheres do Norte Fluminense marcam presença na VIII Marcha de Mulheres Negras

Imprensa do SINASEFE IF Fluminense –  No último domingo (31), a Praia de Copacabana ficou lotada ao sediar a VIII Marcha de Mulheres Negras, com o tema ‘Pela vida, direitos, dignidade e por uma sociedade justa e antirracista. Mais mulheres negras no poder!’.

A marcha começou às 10h, seguindo o trajeto do Posto 3 da praia até o Posto 1, com o apoio de dois carros de som e apresentações artísticas como As Filhas de Gandhy, Òrúnmìlà, Samba Brilho e o Grupo Só Damas na Praça Heloneida Studart.

De acordo com os organizadores do evento, caravanas de 34 municípios do Estado do Rio, com expectativa de 7 a 10 mil mulheres, eram esperadas para o ato. O evento marcou também o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho.

A secretária de Comunicação do SINASEFE IF Fluminense, Cláudia Márcia Pereira Alves, esteve presente e ratificou a importância da luta “46 mulheres saíram de Macaé com o mesmo ideal: pensar e multiplicar forças contra o feminicídio, preconceito e o apagamento da mulher preta em nossa sociedade ainda escravocrata”, enfatizou.

A ida foi possível graças ao esforço conjunto e apoio de vários sindicatos, como o Sindipetro-NF, o Sindicato dos Bancários, o Sindiserv e o SINASEFE IF Fluminense, que concedeu ajuda de custos para a produção de lanches.

A marcha chama atenção para as vulnerabilidades da mulher negra, principais vítimas do desemprego, da diferença salarial, do feminicídio, da violência doméstica, entre tantas outras, advindas do racismo estrutural presente no nosso país. Vulnerabilidades estas que ficaram ainda mais evidentes durante a pandemia do coronavírus.

É nosso dever, como sociedade, apoiar os movimentos antirracistas e que busquem diminuir essa desigualdade tão presente na nossa realidade. Desigualdade que não só fere, mas que mata!