NF assina ACT que mantém direitos da categoria e assegura continuidade dos acordos regionais

O Sindipetro-NF assinou, na noite de ontem, o Acordo Coletivo de Trabalho da categoria petroleira, quando o resultado das assembleias não poderia mais ser revertido. E a aprovação massiva da categoria se confirmou hoje, às 12h, com o encerramento do prazo para envio de atas das plataformas e do Porto do Açu. Foram 1.176 votantes na região. Além de todas as bases de terra, 22 plataformas realizaram assembleias.

O indicativo de aceitação da contraproposta de Acordo Coletivo foi aprovado por 92,60% (com 6,80% de votos contrários e 0,60% em abstenções). O indicativo de manutenção da mobilização contra a privatização e em defesa da democracia foi aprovado por 97,70% (com 0,94% contrários e 1,36% em abstenções). E o terceiro indicativo, apenas para plataformas, de aprovação da renovação dos Acordos Regionais, foi aprovado por 99,59% (com O,21% contrários e 0,21% em abstenções).

Para o coordenador geral do sindicato, que assinou o acordo em nome da categoria da região, a Campanha Reivindicatória deste ano foi uma aula de atuação organizada dos petroleiros e petroleiras, que desde abril deste ano iniciou a construção da Pauta de Reivindicações e discussão de estratégias em um cenário político extremamente difícil.

“Fizemos uma campanha belíssima mesmo em um dos piores momentos da história da Petrobrás e do país, fruto da grande atuação do NF, dos demais sindicatos e da FUP. Conseguimos manter nosso acordo coletivo e nossos acordos regionais mesmo quando a gestão bolsonarista da empresa queria acabar com tudo. Temos que ter consciência disso e não transformar vitória em derrota. Toda luta se faz em um determinado contexto e soubemos lutar e conquistar neste ambiente dificílimo”, afirma Tezeu.

Ele destacou o papel de cada unidade, tanto onshore quanto offshore, lembrando ainda de modo especial dos aposentados e das aposentadas, que tiveram participação intensa nas assembleias e mobilizações da categoria durante toda a campanha.

Com a assinatura do acordo, a Petrobrás fará o pagamento dos retroativos até o próximo dia 30, mantendo a data-base, com o reajuste salarial que repõe integralmente os 8,73% do IPCA acumulados nos últimos 12 meses.

Luta continua contra privatização

O Sindipetro-NF lembra à categoria a importância do indicativo de “aprovação da manutenção do estado de mobilização contra o desmonte da Petrobrás enquanto continuar as ameaças do governo Bolsonaro e em defesa da democracia”, também aprovado nas assembleias, quase por unanimidade. A luta, portanto, continua.

Relembre alguns momentos das assembleias na região

[Fotos: Rui Porto Junior, Ana Chafin e acervo de diretores do NF]