NF convoca para hoje, 19h, reunião com trabalhadores das plataformas hibernadas ou vendidas

O Sindipetro-NF realiza hoje, 29 de outubro, às 19h, uma setorial online com os petroleiros das unidades hibernadas ou vendidas na Bacia de Campos, que estão passando por momentos de insegurança em relação ao futuro dentro da empresa. Alguns trabalhadores inclusive apresentando problemas de saúde diante dessa situação.

A diretoria do sindicato quer dialogar com esses trabalhadores afetados e avaliar formas de evitar essas transferências.

Podem participar apenas os trabalhadores e trabalhadoras filiados, mediante inscrição prévia (link abaixo). O formato online foi adotado pelo sindicato para evitar aglomerações, como forma de combate à covid-19.

Faça sua inscrição aqui

Os fatos

A empresa está hibernando diversas plataformas na Bacia de Campos e anunciou na última semana um cronograma de transferências estabelecido por ela. Inicialmente essas transferências serão para as refinarias, inclusive aquelas que estão à venda, para depois realocá-los onde a empresa decidir. Em paralelo foi aberto um Plano de Demissão Voluntária específico para quem está lotado nas plataformas de Namorado, Garoupa, Cherne, P-07, P-08, P-12, P-15, P-26, P-33 e P-37.

Apesar da FUP e o Sindipetro-NF terem exigido a imediata suspensão das transferências de trabalhadores que estavam sendo realizadas em plena pandemia, a Petrobrás continuou com as movimentações, sem cumprir protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde e na contramão das recomendações de órgãos fiscalizadores, que  orientam os empregadores a não realizar transferências de trabalhadores durante a pandemia, até que haja sinalização das autoridades sanitárias de redução de riscos e controle epidemiológico.