NF faz chamado à greve para supervisores e coordenadores

Com o indicativo de uma greve por tempo indeterminado e com desembarque dos petroleiros grevistas, a responsabilidade dos prepostos da Petrobrás tende a aumentar. Manter a operação sem condições de segurança, depois de entregue pelos trabalhadores, colocará a maioria das unidades em risco. O Sindipetro-NF chama a atenção para este aspecto e faz um chamado ao bom senso de supervisores, coordenadores e de outros integrantes das equipes de contingência. A entidade indica que estes profissionais se unam aos demais petroleiros e também participem do movimento.

Chega de ser manipulado

Além de incentivar que os supervisores e coordenadores a bordo participem do movimento, o Sindipetro-NF orienta os que estão em terra a não aceitarem a convocação para embarcar. Está claro que a empresa pretende, mais uma vez, usar estes empregados como linha de frente da defesa dos seus interesses, em oposição ao direito legítimo dos trabalhadores de provocar impactos na rotina de produção da empresa quando no exercício da greve.

O sindicato destaca que nos momentos de tensionamento entre o Capital e o Trabalho não há posição confortável “em cima do muro”. Para a entidade, é preciso escolher um lado. E o NF sabe que existem muitos supervisores e coordenadores que tem coragem suficiente para somar à luta dos demais trabalhadores. Até mesmo em virtude de serem eles, também, trabalhadores como quaisquer outros e, especialmente neste caso, igualmente prejudicados pelos absurdos cometidos pela empresa.

Está claro, para a entidade, que a conduta mais digna que supervisores e coordenadores devem adotar neste momento é a de entregarem seus cargos, se estiverem a bordo, ou de ignorar a convocação da empresa, se estiverem em terra. Não há meio termo possível.